Município de Chaves quer aumentar o montante do apoio financeiro à produção pecuária


A alteração ao Regulamento de Apoio Financeiro para Fomento da Produção Pecuária encontra-se em discussão pública até 12 de junho de 2025, disse a autarquia numa nota enviada.

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 12 de junho de 2025, o período de discussão pública para a segunda alteração ao Regulamento de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária, disse hoje a autarquia.

O regulamento determina as condições gerais de acesso às comparticipações financeiras, a fundo perdido, concedidas pelo Município de Chaves, aos titulares de exploração agropecuárias existentes no concelho flaviense.

Segundo a autarquia, esta alteração “visa aumentar o montante anual do subsídio a atribuir pelo Município aos produtores de bovinos, ovinos, caprinos e suínos de raça bísara, por animal, considerando o impacto negativo do constante aumento dos custos de exploração, sem o correspondente aumento de receitas dos seus efetivos animais”, lê-se numa nota enviada.

Atualmente o montante concedido pela autarquia no caso dos bovinos adultos é de 10 euros nos primeiros 30 animais e de oito euros nos restantes. Nos vitelos é de sete euros nos primeiros 30 animais e de cinco nos restantes. Os pequenos ruminantes, ovinos e caprinos, é de dois euros nos primeiros 100 animais e 1.50 euros nos restantes. No caso dos suínos de raça bísara o apoio concedido é de cinco euros nos primeiros 50 animais e nos restantes 3.50 euros, segundo o primeiro projeto de alteração do regulamento de 2020.

 

Foto: DR


07/05/2025

Sociedade


. Partilha Facebook