GD Chaves perde em Tondela e diz “adeus” à subida de divisão
Em partida referente à 32ª jornada da segunda liga, o Desportivo de Chaves perdeu este domingo, 4 de maio, na visita ao Estádio João Cardoso, diante do CD Tondela, por duas bolas a uma, ficando assim fora da luta pela subida.
Os africanos Miro (9´) e Moudjatovic (90+01´) apontaram, em cada parte, os golos beirões. Já Rúben Pina (49´), através de grande penalidade, marcou o golo que ainda deu alento aos “Valentes Transmontanos”, mas que não foi suficiente para evitar nova derrota e o afastar do Desportivo de Chaves da subida de divisão.
O jogo era de extrema importância para o Desportivo de Chaves, uma vez que o Alverca derrotou o Paços, apenas vencer permitiria continuar a sonhar com a subida de divisão. A duas jornadas do fim, com um empate, frente ao Tondela, ficaria a seis pontos do Alverca, mas em desvantagem no confronto direto (3-1 e 0-2). Em caso de derrota significaria o fim da luta pela ascensão à primeira divisão.
Com olhos postos nos três pontos, Marco Alves, técnico do
Desportivo de Chaves, operou cinco alterações no onze face ao utilizado na
derrota frente ao Alverca. Uma revolução que não trouxe resultados imediatos,
visto que na sequência de um pontapé de canto cobrado por Costinha, o avançado
angolano, Miro, antecipou-se a Vozinha e inaugurou o marcador aos 9 minutos de
jogo.
Entrada em falso dificulta uma tarefa já difícil
Após o golo, a formação beirã continuou por cima do jogo e ficou, aos 15 minutos, próximo de dilatar a vantagem. O ala direito, Tiago Manso, a passe de Rodrigo Ramos, rematou cruzado e levou a bola a rasar o poste da baliza de Vozinha.
Com o decorrer da primeira metade, o conjunto flaviense foi equilibrando, de forma crescente, a partida, tendo obrigado Bernardo Fontes a agir, pela primeira vez, aos 27 minutos, graças a um remate de Rúben Pina de fora de área.
Depois de um começo negativo, a turma de Marco Alves ficou
perto de empatar perto da ida para os balneários. À passagem do minuto 40,
Bruno Rodrigues, com um passe longo, isolou Tiago Reis, que no cara a cara com
o guardião tondelense enviou a bola ao poste, na recarga Ktatau permitiu a
defesa ao guarda-redes brasileiro. No minuto seguinte, Alberto Soro, de fora de
área, rematou em arco, obrigando Bernardo Fontes a uma boa defesa, na recarga,
novamente, Ktatau, mas, desta vez, foi Ricardo Alves a negar-lhe o golo.
Missão “impossível” para a segunda parte
Se vencer o líder Tondela já é uma tarefa difícil (apenas três derrotas ao longo do campeonato), estando em desvantagem ainda mais difícil se torna. Uma desvantagem que o Desportivo de Chaves quebrou, com poucos minutos de segunda parte, Ricardo Alves derruba, em falta, Aarón Romero, com Cláudio Pereira a apontar para a marca da grande penalidade. Rúben Pina assumiu a cobrança do castigo máximo e, apesar de Bernardo adivinhar o lado, o extremo de 25 anos concretizou e restabeleceu a igualdade no marcador, aos 49 minutos.
O Tondela respondeu assertivamente ao golo sofrido, com Ceitil (53´) a colocar Vozinha à prova e com Miro a rematar, por duas vezes, junto ao poste da baliza flaviense (55´& 57´), já o conjunto azul-grená ficou, cada vez, mais distante da baliza de Bernardo Fontes.
Com o aproximar do fim do jogo, a equipa visitada continuava por cima do jogo e à procura do golo da vitória, que viria a acontecer, ao minuto 90+01´, por intermédio de Moudjatovic. O costa-marfinense, isolado por Miro, bateu Vozinha e deu a vitória aos tondelenses (2-1).
Com esta derrota e a duas jornadas do fim, o Desportivo de
Chaves fica arredado da luta pela subida de divisão, permanecendo com 50
pontos, em 32 jogos disputados.
Os “Valentes Transmontanos” voltam a entrar em campo na próxima semana, ainda sem dia, nem hora marcada, para receber o UD Leiria, em partida a contar para a 33ª jornada da II Liga.
Declarações de Marco Alves: “Não fomos competentes
como queríamos nos duelos com as três equipas que estão na frente da tabela
classificativa. Estamos tristes por não ganhar hoje e por ficarmos arredados da
luta pela subida. Obrigado aos nossos adeptos pelo apoio”.
Diogo Batista
Fotos: LP2 Meu Super
05/05/2025
Desporto
. Partilha Facebook