GD Chaves “B” regressa às goleadas diante do Santa Marta
O Grupo Desportivo de Chaves “B” recebeu e goleou, no domingo, 23 de março, o FC Santa Marta de Penaguião por quatro bolas a zero, em partida referente à 29ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real (AFVR).
A goleada flaviense foi construída com dois golos em cada parte, Rodrigo Silva e Rodrigo Melro apontaram os dois primeiros, enquanto, na segunda metade, Adílio Djaló e Francisco Lino encerraram as contas do marcador. Com está vitória aliada ao deslize do Vidago FC, os “Valentes Transmontanos” ocupam a liderança da prova, com sete pontos de vantagem sob o segundo classificado.
A turma da casa entrou melhor e não tardou em criar perigo, passados cinco minutos de jogo, Rúben Gonçalves colocou, pela primeira vez, o guardião Kiko à prova, com o mesmo a responder assertivamente.
O conjunto flaviense continuou à procura do golo e já para lá da meia hora de jogo (36´) acabou por surgir do pé esquerdo de Rodrigo Silva. Numa incursão ofensiva, o lateral esquerdo flaviense pisou a grande área adversária e com um remate cruzado bateu Kiko.
Após o golo inaugural, a partida disputava-se, cada vez,
perto da área penaguiense, de onde, já em período de descontos, surgiu o
segundo golo da partida. Depois de ultrapassar três adversários num espaço
reduzido, Rodrigo Melro rematou rasteiro junto ao poste esquerdo da baliza
penaguiota, dilatando a vantagem flaviense para duas bolas a zero.
Gestão e domínio transformado em golos
No regresso para a segunda metade, os “bês” do Desportivo de Chaves entraram, novamente, por cima do encontro e estiveram perto de dilatar a vantagem à passagem da hora de jogo. Na sequência de um pontapé de canto cobrado de forma curta, Rodrigo Melro rematou rasteiro à entrada da área, a bola acaba por ressaltar para os pés de Kim Ye-chan, que no cara a cara com Kiko, permitiu a defesa do guarda-redes de 19 anos.
Após Kim Ye-chan desperdiçar o 3-0, Adílio Djaló, após receber um cruzamento da ala direita, rematou à meia-volta e colocou os “Valentes Transmontanos” a vencer por três bolas a zero (71´).
Numa das escassas investidas penaguiotas (77´), o capitão Nuno Peixoto assumiu a cobrança de um livre direto junto à área flaviense e com um remate em arco obrigou a Tomás Prost a uma defesa esforçada para canto.
O golo da partida ficou guardado até aos 86 minutos, quando
Francisco Lino tirou um coelho da cartola e do meio da rua rematou ao ângulo da
baliza de Kiko, encerrando as contas do marcador em goleada flaviense por
quatro bolas a zero.
Com esta vitória, os “bês” do Grupo Desportivo de Chaves ocupam a liderança da prova, com 74 pontos conquistados, em 28 jogos.
Texto e fotos: Diogo Batista
24/03/2025
Desporto
. Partilha Facebook