Complexo Termal Aquae Salutem abre portas no sábado


Novo espaço de bem-estar resulta num investimento superior a 2,4 milhões de euros. As piscinas a céu aberto com água termal são uma das principais novidades deste Complexo Termal, junto às Termas de Chaves.

O Complexo Termal Aquae Salutem, composto por piscinas a céu aberto com água quente, abre portas no sábado, 22 de março, junto às Termas de Chaves. O novo espaço de bem-estar resulta num investimento superior a 2,4 milhões de euros e, segundo a autarquia flaviense, introduz uma abordagem “inovadora” no termalismo em Portugal, destacando-se por um Circuito Hidrotermal “imersivo, pensado para proporcionar uma experiência completa de relaxamento e bem-estar”.

As Piscinas Hidrodinâmicas a céu aberto, quentes, com água termal “potenciam os benefícios terapêuticos deste recurso natural”, explica o Município. O Circuito inclui, também, Duches Sensoriais, que combinam oscilações térmicas e efeitos sonoros para estimular os sentidos, refere ainda a Câmara, numa nota enviada.

O espaço integra, ainda, Sauna e Banho Turco e tem capacidade para 104 pessoas.

Esta oferta será dada a conhecer à comunidade flaviense durante todo o dia assinalando também o Dia Mundial da Água. “Será um Dia Aberto dedicado à comunidade flaviense. Além de representantes de entidades municipais de Chaves, o Complexo vai receber, ao longo do dia, a visita de empresas e agentes turísticos da região bem como população local”, disse a autarquia.

Ao longo do dia, os participantes “terão a oportunidade de conhecer as novas áreas e os serviços que complementam a ampla oferta de tratamentos já disponibilizados pelo Balneário. As visitas guiadas ao novo espaço realizar-se-ão em grupos e mediante inscrição prévia”.

A obra de construção do Complexo Termal Aquae Salutem contemplou a requalificação de parte do edifício afeto às Termas de Chaves, onde foram criados, também, espaços de relaxamento, balcões de atendimento e novos balneários, explicou também a Câmara Municipal que admite que esta estrutura atrairá mais turistas.

“Além de valorizar a Água Termal Flaviense, um recurso natural de elevado valor para a região, e de reforçar a já alargada oferta de serviços de saúde e bem-estar das Termas de Chaves, o Complexo Termal Aquae Salutem reforça, também, a atratividade de Chaves como destino de saúde e bem-estar, dinamizando ainda setores estratégicos como a hotelaria, a restauração e o comércio local”. O Município acredita que terá, também, “um forte e positivo impacto no desenvolvimento económico da região, consolidando o papel das Termas de Chaves como motor de crescimento sustentável para a cidade e para a região transmontana”, lê-se na nota enviada.

O Complexo Termal Aquae Salutem abrangeu um investimento total de 2 483 497,99 euros e o projeto, para construção do novo espaço, foi financiado no valor de 1 195 346,74 euros pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – AQUANATUR.

 Sara Esteves

Fotos: CM Chaves


20/03/2025

Sociedade


. Partilha Facebook