O “Projeto Roma”, que já tem oito
anos de existência, partiu de uma ideia do Professor de EMRC, João Paulo Lopes,
numa viagem de lazer realizada em 2017. A ideia de João Paulo Lopes seria
proporcionar aos alunos uma aula diferente e fazer um paralelo entre a teoria e
a realidade e criar uma experiência que fique na memória dos alunos.
Este ano, em contexto de sala de
aula, os alunos finalistas trabalharam sobre os vários monumentos a visitar e,
uma vez já em Roma, apresentaram os projetos aos colegas. Neste ano do Jubileu,
o trajeto dos alunos incluiu visitas às Basílicas de Santa Maria Maior e de São
João de Latrão, Batistério, Escada Santa e Basílica de São Pedro, onde tiveram
o privilégio de passar na Porta Santa e receber as indulgências plenárias deste
ano Santo. Também fazia parte do trajeto a visita a monumentos como o Coliseu,
Fórum Romano, Panteão, Fontana di Trevi, além de algumas praças emblemáticas, Praça
del Populo, Praça de Espanha, Praça Navona, Palatino, Praça dos Imperadores e a
Praça de S. Pedro e, ainda, o Museu do Vaticano, entre outros locais simbólicos.
Os alunos tiveram um papel de
responsabilidade, ao longo do ano, com o objetivo de angariar fundos em feiras
para viabilizar a ida a Roma. João Paulo Lopes salienta que “para a concretização
deste projeto foi fundamental o apoio incondicional do nosso Diretor, o Professor
Paulo Pimenta, do Executivo da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, dos
presidentes das juntas de freguesia do concelho, da Associação de Pais e
Encarregados de Educação, do gabinete jurídico do Dr. Carlos Leal da Costa, e
de muitos benfeitores, nomeadamente (…) Monsenhor Agostinho Borges, nosso
conterrâneo e Reitor da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma,
Monsenhor Saturino Gomes, Juiz do Supremo tribunal da Rota Romana e Monsenhor Fernando Matos, Conselheiro
Eclesiástico do governo de Portugal na Santa Sé”.
A organização desta viagem de estudo foi realizada pelos docentes João Paulo Lopes e Arminda Costa, coadjuvados pelos professores Cristina Matos, Edite Carneiro e Luís Cardoso Teixeira. Para Luís Cardoso Teixeira, esta viagem foi “mais do que uma visita de estudo, uma experiência de vida”. Segundo os docentes envolvidos, este tipo de atividades ajuda a desenvolver as competências escolares e sociais dos alunos.
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