CHAVES: PSD de Chaves uma vez mais sem candidatos para liderar o partido
Os candidatos à liderança do PSD de Chaves tinham que apresentar lista até às 24 horas do passado dia 22 de junho, mas uma vez mais ninguém se apresentou para a sua liderança e pela segunda vez o ato eleitoral não se pode realizar.
Arranjar um líder parece tarefa difícil e atravessando uma situação delicada e nunca antes vivida, o PSD de Chaves que tem a sua Comissão Política de Secção e Mesa da Assembleia, demissionária, desde 4 de outubro de 2021, continuam sem líder ou solução à vista.
O Presidente da Mesa da Assembleia de Secção do PSD/Chaves, Nelson Montalvão, que também ele está demissionário, garantiu que o partido não está no vazio e explicou pela segunda vez em menos de três meses, que os demissionários garantem a continuidade do partido até ao aparecimento de uma nova lista.
Os órgãos locais do PPD/PSD-Chaves (Mesa da Assembleia e Comissão Política) foram eleitos em 27 de junho de 2020, mas como, os resultados das eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021 não foram os desejados para a coligação ''Chaves Primeiro'' (PPD.PSD/CDS.PP), o Presidente da Comissão Política de Secção, Carlos Penas, apresentou a sua demissão a 4 de outubro de 2021.
A Presidência da Comissão Política de Secção foi assumida, pelo primeiro Vice-Presidente, Hugo Silva e por Isabel Cunha como Vice-Presidente. Numa primeira fase ficou marcada para 23 de abril uma Assembleia de Secção Eleitoral para a Eleição da Mesa da Assembleia e Eleição da Comissão Política mas até às 24 horas do dia 20/4/2022, não apareceram listas candidatas à liderança e uma nova data tinha sido estipulada para sábado dia 25 de junho, mas o certo é que o cenário se repetiu e até às 24 horas de quarta-feira de dia 22, as listas, pela segunda vez, não apareceram, deixando o Partido Social Democrata numa situação nunca antes vivida.
''As listas candidatas deveriam ter sido entregues ao Presidente da Mesa ou a quem estatutariamente o substituísse, até às 24h de quarta-feira (dia 22.06.2022) na sede do PSD/Chaves que esteve aberta para esse efeito das 20H45 às 24H10, mas como não apareceram listas, o ato eleitoral fica, naturalmente, sem efeito'', disse o Presidente da Mesa da Assembleia de Secção do PSD/Chaves, Nelson Montalvão que acrescentou que face aos acontecimentos, ''em cumprimento com os estatutos nacionais e demais regulamentos do partido, será convocada, em breve, uma Assembleia de Secção (Plenário de Militantes) com um ponto único na ordem de trabalhos: ‘Análise da situação política atual: PSD/Chaves, Que Futuro?''.
Posteriormente, segundo Nelson Montalvão, em data oportuna, será convocado um novo ato eleitoral para os órgãos em causa.
''Importa esclarecer os militantes, para que não haja qualquer dúvida, que apesar de demissionária, compete à Mesa da Assembleia de Secção do PSD/Chaves, a elaboração das respetivas convocatórias, segundo informação prestada pelo Conselho de Jurisdição Nacional, no qual é referido: «...O Conselho de Jurisdição Nacional do PSD entende que - nos termos do artigo 76º, n.4 dos Estatutos Nacionais - os membros dos órgãos concelhios do PSD/.... se mantêm em funções até à eleição dos novos titulares...»'', Referiu Nelson Montalvão que concluiu com uma frase de Francisco Sá Carneiro: ''O meu sentimento? Define-se numa palavra: responsabilidade.''
28/06/2022 Jornalista: Paulo Silva Reis Repórter de imagem: David Teixeira
Política
. Partilha Facebook