Alunos da Secundária Dr. António Granjo vivem experiência enriquecedora em Bad Harzburg, no âmbito do Projeto Erasmus+
A cidade alemã de Bad Harzburg foi palco da 6ª mobilidade do projeto Erasmus+, "Together We Thrive", onde cerca de 60 alunos e professores de Portugal (Chaves), Países Baixos (Amsterdão) e Eslovénia (Lenart) vivenciaram o intercâmbio cultural e educativo com os respetivos parceiros alemães.
A
mobilidade, que decorreu de 19 a 25 de janeiro de 2025, teve como objetivo
promover o conhecimento mútuo entre os países participantes, além de incentivar
a troca de experiências sobre sustentabilidade ambiental, estilos de vida
saudáveis e o uso responsável das tecnologias digitais, referiu a escola.
Os
alunos Cíntia Castanheira, Sátia Costa, Mariana Sarmento, João Barreira, José
Rodrigues, Pedro Pereira acompanhados pelos professores Miguel Almeida
(coordenador), Amadeu Alves, Cristina Alves e Lilita Moura foram recebidos
pelas famílias anfitriãs que se excederam em iniciativas de socialização,
integração e hospitalidade.
Os
alunos participaram em várias atividades educacionais e culturais que incluíram
debates sobre o tempo de dependência dos ecrãs e das redes sociais, bem como o
uso responsável dos telemóveis como estratégia educativa. Os alunos foram
integrados em equipas internacionais onde utilizaram a língua inglesa como
ferramenta de comunicação, quer na apresentação e discussão de ideias, quer nas
diversas oficinas de trabalho focadas em temas como a sustentabilidade, a
criatividade e a reciclagem de materiais – upcycling, costura à máquina,
técnicas de caligrafia e escrita criativa, jogos de tabuleiro tradicionais,
etc. Também houve espaço para atividades
desportivas como o ténis de mesa, o voleibol, futsal, etc, promovendo o espírito
de equipa e a interação entre os participantes de diferentes países.
Segundo
o coordenador, a visita ao Estádio do Gelo em Braunlage foi um dos pontos
altos, com os alunos a experimentarem modalidades como o Curling e a Patinagem
no gelo. A excursão a Wernigerode, famosa pela sua arquitetura medieval, foi
uma oportunidade para os professores e alunos explorarem a cidade, terminando o
dia com um jantar típico no “Kartoffelhaus”. Durante a semana, todos
participaram em workshops sobre sustentabilidade e alternativas ao uso
excessivo das tecnologias, com o objetivo de “incentivar a reflexão sobre o
equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real”. As caminhadas nas montanhas
com neve abundante “proporcionaram uma imersão nas paisagens naturais de Bad
Harzburg. Outro dos pontos altos da semana foi a visita à cidade histórica de
Goslar, com o seu palácio imperial Kaiserpfalz, um dos marcos da cidade
e Património Mundial da UNESCO”. A exploração da cidade e a descoberta das suas
ricas tradições culturais foram momentos de grande aprendizagem e troca de
experiências entre os estudantes. O encerramento do programa no dia 24 de
janeiro incluiu apresentações de projetos desenvolvidos pelos alunos durante os
workshops, uma oportunidade para refletirem sobre a sua experiência dentro do
sistema educativo alemão. O evento culminou com uma noite cultural na escola,
onde os estudantes e as famílias anfitriãs partilharam pratos típicos dos seus
países, celebrando a diversidade e a amizade construída ao longo da semana.
Este
intercâmbio “proporcionou, uma vez mais, uma oportunidade única de aprender
sobre outras culturas e línguas, mas também reforçou o espírito de colaboração
e respeito mútuo entre as diferentes nações”. O programa encerrou com a entrega
dos certificados Erasmus+ aos participantes, que agora levam para casa não
apenas novos conhecimentos, mas também memórias inesquecíveis.
28/01/2025
Sociedade
. Partilha Facebook