"O Mistério do Fato Azul" levou a magia do Natal e muitas surpresas aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho


"O Mistério do Fato Azul" foi a peça de teatro infantil apresentada nas escolas públicas e privadas, do pré-escolar e 1º ciclo, do concelho de Chaves, um espetáculo que combinou o humor, a magia e a interação, numa partilha da riqueza cultural e histórica da cidade com os mais novos.

Mais de 2000 crianças tiveram a oportunidade de acompanhar o Pai Natal, a Floco e a Bolacha numa aventura cheia de mistérios e desafios, com o objetivo de “promover o trabalho em equipa, a curiosidade e o espírito natalício, enquanto se deu a descobrir a identidade cultural flaviense, utilizando elementos históricos e locais”, revelou a autarquia em nota de imprensa.

A época festiva esteve em perigo e o fato vermelho do Pai Natal transformou-se magicamente em azul, alterando assim esta tradição tão especial. Com muita diversão os alunos ajudaram as renas a desvendar pistas e a resolver enigmas, explorando mapas e aprendendo mais sobre a Ponte Romana, as termas e até sobre os números romanos, revelando os segredos mágicos que uniram a história da cidade de Chaves à surpreendente magia do Fato Azul do Pai Natal.

“Foi uma viagem repleta de surpresas e emoção, entre jogos, risadas e momentos inesquecíveis, todos juntos descobriram que o verdadeiro espírito natalício é mais poderoso do que poderiam imaginar”, salientou o Município de Chaves.

No final, cada criança recebeu o livro infantojuvenil “Chaves, e dois mil anos depois?”, uma edição do município, de propósito lúdico-didático, que visa dar a conhecer um pouco dos antepassados locais e a leitura partilhada entre gerações.


Fotos: CM Chaves


20/12/2024

Sociedade


. Partilha Facebook