CHAVES: Orçamento de quase 71 ME aprovado em Assembleia Municipal


O Orçamento Municipal de Chaves para 2025, de quase 71 ME (Milhões de Euros), foi aprovado esta quarta-feira, 18 de dezembro, em Assembleia Municipal, que decorreu no Auditório do Centro Cultural de Chaves.

A proposta do orçamento da Câmara Municipal de Chaves para o ano de 2025, foi aprovada esta quarta-feira, 18 de dezembro, em Assembleia Municipal, com 55 votos a favor, 12 contra e três abstenções.

O orçamento de quase 71 milhões de euros regista um aumento de mais de 10 milhões de euros comparativamente ao ano de 2024.

“Estamos a falar de um orçamento muito equilibrado e robusto que ainda não tem financiamento expressivo no que concerne ao próximo quadro comunitário [NORTE 2030], mas ainda assim, é um orçamento com diferentes dimensões, quer na área social, quer na área da economia, são quase 71 milhões de euros”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Chaves, que admitiu que o documento previsional para o próximo ano poderá sofrer um crescimento de oito até 10 milhões de euros, em resultado da utilização do saldo gerência.

“É UM ORÇAMENTO CENTRADO NA ECONOMIA E NAS PESSOAS”

Nuno Vaz revela que este orçamento municipal foca-se na vertente social e económica e destacou alguns dos investimentos para o próximo ano. “É um orçamento que tem um foco muito importante no social e na economia e dentro destes, na parte da economia uma importante intervenção na dimensão das infraestruturas rodoviárias e de mobilidade, com mais de 100 quilómetros de estrada requalificada, que precisamos de continuar a fazer: acabar a Estrada Municipal 507, que liga Chaves a Montalegre, iniciar a requalificação da Estrada Regional 314, que liga Chaves a Carrazedo de Montenegro, e temos de lançar o concurso público da Piscina coberta que são obras de uma expressão muito significativa”, salientou.

Na dimensão social, o autarca socialista destacou intervenções no edificado escolar com uma empreitada de requalificação da Escola Fernão de Magalhães, a iniciar em 2025, com um investimento de quase 5ME e de mais duas candidaturas ao PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] para a requalificação da Escola Nadir Afonso e de Vidago. “Estamos à espera das decisões em sede do PRR e por isso, a dotação está não definida. Depois temos também intervenções previstas, e que vão ser iniciadas em 2025, quer no Centro de Saúde de Chaves 1, Chaves 2 e Vidago”.

A nível comercial, Nuno Vaz falou ainda do projeto ‘Bairros Comerciais Digitais’ que acredita “contribuir para a afirmação e qualificação em termos de ideia e de imagem do comércio do centro histórico”.

“ORÇAMENTO EQUILIBRADO DADA A GESTÃO FINANCEIRA DA AUTARQUIA”

O presidente da Câmara Municipal disse ainda ser um orçamento “muito significativo” que traduz “uma das evidências desta gestão que é temos um saldo,  uma poupança corrente, de 13 milhões de euros, ou seja, vamos digamos assim, alimentar uma parte substancial dos 30 milhões de investimento com um valor que resulta da diferença entre a despesa corrente e a receita corrente, e portanto é um orçamento equilibrado que cumpre com todas as regras e princípios contabilísticos e orçamentais e que procura fazer investimento”.

No decorrer da Assembleia Municipal, Nuno Vaz falou ainda da trajetória de redução da dívida do município de Chaves.

“A dívida total em 2017 era superior a 38 milhões de euros e em 2024 a dívida é de 18 milhões, menos 20 milhões de euros”, disse o autarca, dando nota que entre setembro e dezembro, a dívida do município reduziu 7,76%, sendo a variação num ano de 20%. O Município de Chaves tem ainda uma capacidade de endividamento de quase 40 milhões de euros.

Em Assembleia Municipal foi ainda definido manter a Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no mínimo (0.30%) e a redução de Imposto Municipal de Derrama referente a 2024 e a cobrar em 2025, de 1.5% para 1,4%.

 Texto e Fotos: Sara Esteves

 


18/12/2024

Economia


. Partilha Facebook