Município de Chaves lança livro infantojuvenil sobre os 2000 anos de história local


A autarquia de Chaves lançou na sexta feira, 13 de dezembro, o livro infantojuvenil “Chaves, e dois mil anos depois?”, uma edição de propósito lúdico-didático que visa dar a conhecer um pouco dos antepassados locais. A sessão de apresentação teve lugar no Museu das Termas Romanas de Chaves.

Com autoria de Márcia Santos e ilustração de Tó Ribeiro, esta obra infantil narra a história da Alice e do seu avô, numa descoberta dos nossos antepassados, através dos achados arqueológicos, de "quem herdámos o guião da nossa História" e que “perpetuam a nossa identidade cultural”.

Alusivo à temática “Chaves - 2000 anos de História para contar”, esta obra pretende “reforçar e difundir o conceito e a nova imagem gráfica da edilidade, ao mesmo tempo que incentiva o gosto pela leitura e fomenta o conhecimento da história do concelho aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo”, apontou a autarquia de Chaves.

No dia da apresentação da obra, Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal, referiu que "Chaves tem uma história que merece e deve ser contada. Este livro não é apenas uma história infantil, mas a tradução de uma dimensão profunda da nossa identidade e do nosso legado cultural”, expressou.

Escritora nas "horas vagas", Márcia Santos, prontamente aceitou o desafio de criar esta que é a sua segunda história infantil.  Nesta obra, a autora faz uma viagem criativa ao passado, para dar a conhecer a herança cultural local. "Flavienses de todos os tempos! Não sabiam e nem podiam saber, que ficariam eternamente conhecidos e reconhecidos como os construtores da arte, da cultura, da ciência, da arquitetura e engenharia, da cidade de Chaves, a nossa cidade!", pode ser-se no conto. O seu primeiro livro infantojuvenil foi publicado há dois, sob o título "Tenho um amigo debaixo da cama!".

Para o ilustrador, Tó Ribeiro, foi uma “grande honra ilustrar um livro que mostra, às nossas crianças (e não só!), pedaços tão importantes da nossa riquíssima história e a forma como deram origem à nova imagem gráfica de Chaves. Foi muito divertido e desafiante criar o desenho do Avô João e da Alice, com base numa narrativa tão rica”.

Manifestamente orgulhoso com o resultado final, Nuno Vaz, partilhou que “o livro será entregue a todas as crianças do município, permitindo que descubram os tesouros da nossa história e reforcem o vínculo com a identidade flaviense desde cedo”. Acrescentou, ainda, tratar-se de “uma história com ‘H’ grande, que une gerações e fortalece os laços da nossa comunidade, ao mesmo tempo que nos prepara para os desafios do futuro."

Para enriquecer este momento, a Forma- Estúdio de Dança apresentou duas performances dentro dos tanques milenares do museu, com coreografias que refletem a harmonia entre a dança e um cenário histórico único.

 

Fotos: CM Chaves


18/12/2024

Sociedade


. Partilha Facebook