Alunos visitam as instalações da Radio Alto Tâmega FM


Um grupo de cinco alunos, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves, visitaram na quarta feira, 27 de novembro, um dos estúdios da Rádio Alto Tâmega FM, com instalações na cidade de Chaves e na vila de Boticas.

Os estudantes, do projeto extracurricular ‘Olimpíadas da Rádio, da Escola Secundário Dr. Júlio Martins, vivenciaram, em contexto real, o funcionamento de uma rádio.

“Os alunos ficaram esclarecidos. Superou as expectativas iniciais porque eles participam na rádio, mas através de Podcast mensais e aqui, vivenciaram e tiveram a oportunidade de saber como funciona do início ao fim, como funciona a preparação, a gravação, a edição, como funciona o programa de rádio e ainda tiveram a oportunidade de participar antes de ir para o ar”, referiram as professoras Cidália Pires e Dulce Salgueiro, coordenadoras do projeto extracurricular.

O locutor Márcio Pires recebeu os alunos, de dois anos de escolaridade diferentes, e explicou detalhadamente o processo de transmissão e deu a conhecer o estúdio utilizado para gravações de notícias, programas, entrevistas e para a realização de relatos desportivos em direto.

"Mostramos como funciona a parte de transmissão, toda a parte de comunicação, demos a conhecer os equipamentos utilizados e o próprio programa usado diariamente. Foi dado a conhecer como o som chega na antena e é transmitido até ao rádio das pessoas. Enfim, todo esse processo foi mostrado aos estudantes", afirmou Márcio Pires.

Os alunos foram ainda convidados a participar no programa “Montes de Cultura” que já está disponível em Podcast.

Com a visita às instalações da Rádio Alto Tâmega FM (103.9), os alunos apontaram que já se sentem mais capazes de dinamizar a rádio escola do agrupamento, um objetivo do projeto, destacaram as professoras coordenadoras.

“A escola tem uma rádio, embora só esteja a funcionar com o desafio da ‘Rádio Miúdos’. Vamos tentar voltar a dinamizar novamente a rádio escola nos intervalos. A visita ajudou no objetivo que temos de incentivar uma equipa contínua a dinamizar a rádio escolar. Queremos conseguir colocar a rádio online, em todos os intervalos, com diferentes conteúdos sobre o agrupamento desde notícias, entrevistas e publicidade”.

 Fotos: Carlos Daniel Morais


28/11/2024

Sociedade


. Partilha Facebook