Seminário procurou reforçar a capacitação para a intervenção em situações de abuso e maus-tratos


O Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira foi palco na segunda-feira, 18 de novembro, do seminário “Dia para a Proteção das Crianças Contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual”.

O evento foi organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Valpaços, com o apoio do Município, e a propósito da celebração do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais, assinalado a 18 de novembro.

Na sessão de abertura, António Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, enalteceu a o trabalho das instituições, nomeadamente da CPCJ, em prol dos direitos das crianças, promovendo uma maior consciência e preparação da sociedade para enfrentar esta problemática.

Teresa Pavão, na qualidade de Presidente da CPCJ de Valpaços, destacou a relevância do evento, afirmando que a importância deste tema “não podia ser maior, pois está diretamente ligada à construção de uma sociedade mais justa, mais segura e mais digna para todos”.

O seminário, que contou com a participação e presença de profissionais, agentes da comunidade, representantes de instituições públicas e da autarquia, teve como objetivo “reforçar a capacitação na identificação e intervenção em situações de abuso e maus-tratos”. Foram abordados temas como a legislação aplicável, sinais de alerta, metodologias de atuação e a importância do trabalho em rede para garantir a proteção das vítimas.

A iniciativa surgiu no seguimento de outras medidas, que pretendem sensibilizar a comunidade sobre os direitos das crianças e jovens, reforçando o compromisso coletivo na luta contra a exploração e o abuso sexual.

 

Fotos: CM Valpaços


19/11/2024

Sociedade


. Partilha Facebook