Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo acolhe grupo de 32 alunos e professores estrangeiros, em mais uma parceria Erasmus+ Escolar
Na semana de 21 a 25 de outubro, a Escola Secundária Dr. António Granjo recebeu um grupo de 24 alunos e oito professores oriundos da Alemanha (Bad Harzburg), Países Baixos (Amesterdão), Eslovénia (Lenart) e Eslováquia (Bardejov), no âmbito do projeto de intercâmbio escolar Erasmus+, Together We Thrive, coordenado pelo professor José Miguel Almeida.
O projeto tem por objetivo principal desenvolver estratégias
de ensino/aprendizagem que promovam a consciencialização ambiental e os hábitos
de vida saudável em interação com a natureza, visando, simultaneamente, reduzir
a dependência digital dos alunos, designada de Digital Detox. No programa semanal desenvolveram-se múltiplas dinâmicas
educativas e experimentais ao ar livre, integrando práticas desportivas e de
lazer, sempre num contexto de interação linguística e cultural, integração e
socialização. Os alunos estrangeiros ficaram alojados nas respetivas famílias
dos parceiros flavienses, sobressaindo a sua enorme generosidade, hospitalidade
e carinho no acolhimento de todos, revelou esta instituição de ensino.
Ao longo da semana estiveram envolvidos cerca de 40 alunos
dos 7º, 8º, 10º e 12º anos que, para além do desenvolvimento das competências
comunicativas em língua inglesa, estiveram empenhados nas diferentes ações de
aprendizagem e simultaneamente de “desintoxicação digital”. Após a receção de
boas-vindas no auditório da escola seguiram-se vários jogos lúdicos de socialização
e icebreaking; apresentações sobre os
elementos característicos dos vários países, cidades e escolas, com a partilha
de muitas curiosidades geográficas, culturais e até gastronómicas. Seguiu-se a
visita guiada à escola, conduzida por alunos portugueses que, além de
apresentarem as instalações, partilharam detalhes sobre a sua vida escolar.
Integrado no Clube de Ciência Viva do AEAG, alunos e
professores puderam observar as zonas de cultivo, compostagem e estufa, bem
como proceder à recolha de amostras de seres vivos do Charco com Vida e posteriormente analisá-los em laboratório ao
microscópio. Foram também realizadas oficinas de trabalho sobre manualidades
(roca de lavanda), criação de sabonetes aromáticos, desenho/pintura de olhos
vendados, plantação de suculentas e técnicas de jardinagem, com a colaboração
dos alunos do Curso Profissional de Jardinagem e Espaços Verdes. Houve também
espaço para momentos de dança rítmica, Zumba (com a professora Cláudia Silva) e
relaxamento Yoga e Meditação (João Carvalho – Chandra Yoga Som).
Nos dias seguintes, os participantes exploraram a cidade de
Chaves, visitando a Câmara Municipal (receção pelo Vice-presidente Francisco
Melo), o Museu da Região Flaviense, a Torre de Menagem, a Igreja Matriz e da
Misericórdia, o Museu das Termas de Chaves, a Ponte Romana e o centro histórico
em geral. Tendo como guias locais os alunos portugueses, o grupo pôde conhecer
a riqueza histórica da região e as características arquitetónicas e
patrimoniais da cidade. A agenda incluiu ainda atividades desportivas como
passeios de BTT, Karts na Ecovia e caiaques no rio Tâmega, na promoção do bem-estar
e o contacto com a natureza.
A meio da semana, todos os participantes deslocaram-se à
feira semanal e ao Mercado Municipal, com prova de produtos locais e regionais
transmontanos, com muitas compras à mistura. Ainda houve tempo para uma visita
ao Estádio do Grupo Desportivo de Chaves, com a calorosa receção e visita
guiada do Presidente Bruno Carvalho.
Houve ainda a oportunidade de fazer uma visita cultural a
Guimarães, berço da nação portuguesa, Património Mundial da UNESCO, com visita
ao Castelo, Paço dos Duques, centro histórico, almoço-piquenique no Santuário
da Penha, subida de teleférico e convívio muito animado.
A semana terminou com um jantar convívio dançante no Hotel
Forte São Francisco, onde todos, alunos e professores, portugueses e
estrangeiros puderam estreitar laços de amizade e boa disposição.
A semana culminou com uma apresentação final dos trabalhos
dos alunos sobre o tema “Detox Digital”, incentivando a reflexão sobre o uso
das tecnologias e o impacto no quotidiano, nas aprendizagens e na vida escolar.
“Este tema foi especialmente relevante e foi discutido com entusiasmo entre os
participantes, que refletiram sobre as suas próprias práticas digitais”, apontou
o professor Miguel Almeida.
A despedida, marcada pela entrega de certificados e
lembranças, trouxe emoção tanto aos alunos quanto aos professores, que
destacaram o impacto positivo desta experiência internacional. As atividades
proporcionaram não apenas o enriquecimento cultural e escolar, mas também um
forte sentimento de união, compreensão e amizade entre jovens de diferentes
países.
Este intercâmbio Erasmus em Chaves “demonstrou que,
através da educação e de iniciativas internacionais, é possível aproximar
culturas e construir uma Europa mais unida e inclusiva. O sucesso do programa
foi visível no entusiasmo dos participantes e na receção calorosa da comunidade
escolar, deixando a esperança de que experiências como esta continuem a ser
promovidas e celebradas”.
04/11/2024
Sociedade
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