Esta operação permitiu um conhecimento aprofundado das redes infraestruturais de abastecimento de água e saneamento de águas residuais existentes, com base nas tecnologias SIG, constituindo-se como uma ferramenta de intervenção ao nível da gestão, manutenção e planeamento.
Com este projeto a autarquia pode criar cenários a curto, médio e longo prazo de forma a projetar possíveis ampliações e otimização de outros sistemas, mediante as necessidades do Município tendo em conta a evolução demográfica e expansão urbana. Paralelamente, esta monitorização possibilita uma ainda uma avaliação contínua do estado de conservação da rede, sabendo em tempo útil a necessidade de renovação da mesma.
Em suma, esta operação contribui para uma melhor cobertura e funcionamento dos sistemas, de forma a assegurar a qualidade dos serviços da água bem como, otimização dos custos de funcionamento e respetivos custos ambientais.
Projeto candidatado ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) no domínio do Ciclo Urbano da Água e cofinanciado pelo Portugal 2020 ? Fundo de Coesão.
Sociedade