Vila Pouca de Aguiar recebeu espetáculo do projeto “Nove Aldeias Um Povo”


O Mercado Municipal de Vila Pouca de Aguiar acolheu na noite de sábado, 26 de outubro, um novo concerto da segunda fase do projeto “Nove Aldeias, Um Povo”, com casa cheia.

Foram muitos os que não quiseram perder a viagem que retrata através da música, a infância, o povo transmontano, as suas aldeias, o património natural e cultural da região do Alto Tâmega e a sua comunidade.
Sob o comando do maestro Luciano Pereira, a Banda Musical de Loivos, o Coro Comunitário “9A1P”, assim como o coro infantil, surpreenderam o público com a apresentação de composições originais, criadas por jovens compositores e compositores emergentes, expondo o trabalho que tem sido desenvolvido desde 2023.
O projeto “Nove Aldeias, Um Povo” procura “fomentar a união entre nove aldeias da região do Alto Tâmega através da música, cultura e coesão comunitária, dando oportunidade para que os talentos musicais locais se destaquem enquanto se promove a identidade e as tradições das populações, através da apresentação de seis obras originais inspiradas em cada uma das freguesias participantes”.
Este projeto social e cultural uniu 150 músicos e cantores dos dois concelhos vizinhos, com a finalidade de combater o isolamento social e divulgar os costumes e tradições transmontanas.
Promovido por esta Banda Filarmónica, o espetáculo conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes (DGARTES), os Municípios de Chaves e Vila Pouca de Aguiar, a Junta de Freguesias de Loivos e Póvoa de Agrações, a Freguesia Sabroso de Aguiar, a Freguesia Bornes de Aguiar, a Freguesia de Oura, a Freguesia de Vilar De Nantes e a Junta de Freguesia de Vidago.
Fotos: CM Vila Pouca de Aguiar


28/10/2024

Cultura


. Partilha Facebook