Nuno Ricardo Monteiro, bombeiro da corporação de Salvação Pública de Chaves, participou este sábado, 25 de outubro, na 11ª edição da prova Bombeiro de Ferro que decorreu no Cais de Gaia, em Vila Nova de Gaia.
O bombeiro flaviense alcançou a nona posição no seu escalão, devido a uma penalização de oito minutos.
Organizada pela Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, uma competição, que decorreu entre a ponte Luís I e o Largo Sandeman, contou com o apoio da Câmara Municipal.
A prova BOMBEIRO DE FERRO 2024, pretende “salutar o convívio e a competição entre bombeiros, dar a conhecer à população, algumas das atividades desenvolvidas no seu dia-a-dia destacando a condição física, técnica e psicológica inerentes ao desempenho das diversas missões que estão atribuídas aos
Bombeiros Portugueses”, revelou a organização.
Durante uma competição, Nuno Monteiro teve que usar equipamentos de proteção individual, incluindo os aparelhos de segurança, e percorrer as quatro estações que específicas a prova, realizando várias tarefas como: subir as comunicações verticais, elevar material, montar linhas de mangueiras, enrolar mangueiras, resgatar vítimas, transportar obstáculos, e transportar equipamentos, dentro de padrões/regras especificamente regulamentadas.
A prova, considerada o desafio do ano, contou com a presença de cerca de 350 bombeiros de vários países. O evento termina no domingo.
Sara Esteves
Fotos: DR
Desporto