Conselho de Presbíteros reflete sobre propostas para renovar a esperança


O Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real reuniu-se na Casa do Clero, no dia 23 de outubro de 2024, na sua centésima segunda sessão ordinária.

Neste mês em que se realizou a Peregrinação Diocesana a Fátima, com grande alegria e participação de fiéis, este Conselho quis refletir sobre o presente ano pastoral, que está a começar e é marcado pela fase decisiva do processo sinodal da Igreja universal.

Os conselheiros enquadraram o ano pastoral na perspetiva do Jubileu do ano 2025, cuja abertura está marcada para o último domingo de dezembro.

A reflexão centrou-se, em primeiro lugar, na renovação do sacramento da Reconciliação, no sentido de ser revitalizado e bem celebrado neste tempo jubilar, de modo a que cada crente possa viver a experiência da misericórdia divina com proveito e alegria. Os conselheiros partilharam as dificuldades e a crise que sentem na vivência do sacramento da Reconciliação e, ouvidos os presbíteros da diocese nas respetivas reuniões arciprestais, trouxeram propostas para uma melhor vivência deste sacramento.

Foram também partilhadas propostas concretas para levar sinais de esperança aos mais pobres, nomeadamente aos presos, aos migrantes e aos doentes.

Durante este ano, haverá duas igrejas jubilares: a Sé, em Vila Real, e a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, em Chaves.

Houve ainda tempo para informações gerais sobre as Comemorações do Centenário da Catedral, nos dias 22 de novembro, com um concerto; no dia 23, com oração de laudes, adoração ao Santíssimo, vésperas e vigília com os jovens; e no dia 24, com uma conferência e a celebração solene, às 17 horas na Sé.

 


25/10/2024

Sociedade


. Partilha Facebook