Vila Pouca de Aguiar promete dois dias de feira das cebolas para escoar produtos transmontanos


Cerca de meia centena de produtores de cebola irá marcar presença na secular Feira das Cebolas, que acontece no dia 25 de setembro, mas a grande maioria começará a escoar produtos do campo no dia 24.

A Feira das Cebolas está de regresso a Vila Pouca de Aguiar e são esperados perto de 50 produtores de cebola e vários petiscos. Também os restaurantes locais vão participar neste evento.

“Desde as 9 horas, haverá, no recinto da feira, expositores com produtos locais e tasquinhas com caldo de cebola e para as refeições acresce petiscos de cebolada, pataniscas, feijoada, peixe de escabeche e outras iguarias gastronómicas”, revelou a autarquia.

As atividades socioeconómicas, culturais e desportivas irão decorrer quase todas nos dias 24 e 25 de setembro nas praças Luís de Camões, Camilo Castelo Branco, João Paulo II, Mercado Municipal e Complexo Desportivo.

No dia 24 de manhã, venda de produtos locais, caldo de cebola e no almoço mais iguarias. À tarde haverá animação popular com jogo do malhão, corrida de burros, concertinas, corrida de cavalos e, depois do jantar, desfolhada à moda antiga pela associação ACREPES.

No dia 25 de setembro de manhã haverá concurso nacional de raça caprina, a tradição de encabar as cebolas, concertinas, teatro de rua com a Filandorra, concurso da maior cebola e, depois de almoço, concurso pecuária, concertinas, mostra de carneiras e chegas de bois; à noite, o baile das cebolas com a banda Kampus; muitas iniciativas com bastante adesão popular.

Tem 700 anos o mais antigo documento que refere a feira aguiarense (documentos mostram que em 1319 esta feira foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real; a restituição da feira é rubricada em setembro de 1417, por D. João I).


20/09/2024

Sociedade


. Partilha Facebook