Flaviense integra equipa científica de criação de White Paper sobre futuro da Saúde Pública


Gonçalo Mota é um dos membros responsáveis pela criação do White Paper, um documento que apresenta medidas prioritárias para o futuro da Saúde Pública em Portugal.

Gonçalo Morais da Mota, natural de Chaves, mas a residir em Lisboa faz parte de uma equipa científica que apresentou o documento White Paper "Leading the Way to a Healthy Future – Inovação ao serviço da Saúde Pública" onde constam medidas prioritárias para o futuro da Saúde Pública em Portugal.

O documento, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), foi apresentado publicamente na terça-feira, dia 9 de julho, no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa e visa “a criação de uma agenda política e de inovação verdadeiramente integrada e multisetorial, que promova o futuro da saúde pública, com o objetivo de desenvolver comunidades mais resilientes e sustentáveis”, lê-se em nota enviada.

O white paper pretende ainda contribuir “para que todas as regiões, incluindo as do interior, tenham uma voz ativa e vejam as suas necessidades representadas”, explicam.

As recomendações dos especialistas destacam a “importância da gestão e organização na transformação dos sistemas de saúde, bem como a necessidade de uma maior participação dos cidadãos e de respostas integradas do ecossistema social e económico aos desafios. O foco na saúde mental, na planificação e preparação a emergências de saúde pública e na sustentabilidade ambiental são outras das ideias defendidas, reforçando-se ainda a importância da translação do conhecimento, apoiada na transformação tecnológica, e uma nova visão para os recursos humanos em saúde”, explica a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa.

Segundo o flaviense, a iniciativa será apresentada nos próximos meses aos decisores políticos.

O projeto, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, onde Gonçalo Mota coordena a área de estratégia e inovação, envolveu a colaboração de mais de 80 organizações, incluindo entidades públicas, privadas e sociais. “Tive a honra de integrar a equipa científica deste projeto, ao lado de diversas personalidades reconhecidas, nacionais e internacionais”, disse.

O documento foi criado no âmbito da Plataforma “Leading the Way to a Healthy Future”. O white paper sustenta as recomendações consideradas prioritárias para o futuro da Saúde Pública e apresenta em versão inglesa, sendo que está prevista a versão em Português.

Gonçalo Morais da Mota é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e mestre em Estudos Internacionais pelo ISCTE. Conta ainda com um Executive Master em Gestão com especialização em Gestão de Programas e Projetos pelo ISCTE – Executive Education e uma especialização em metodologias de avaliação de impacto em organizações de economia social.


10/07/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: DR Foto: DR

Sociedade


. Partilha Facebook