Festival Infantil da Canção volta a atrair as atenções


Mais de 700 crianças subiram ao palco da 21ª edição do Festival Infantil da Canção em Chaves.

O Festival Infantil da Canção regressou no sábado, 15 de junho, ao Largo General Silveira em Chaves. Na 21ª edição, mais de 700 crianças subiram ao palco. A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maior e pela Câmara Municipal de Chaves, contou com a atuação de crianças e jovens de 18 estabelecimentos de ensino, público e privado de Chaves, que, a par dos seus talentos musicais, demonstraram também as suas aptidões para a dança.

Foi com energia, garra e muita motivação que as mais de 700 crianças encararam o palco desta edição do Festival Infantil da Canção que voltou a surpreender a calorosa plateia, que aguardava para ver cantar as dezenas de crianças e jovens.
"Tivemos 21 momentos num festival único e memorável sem dúvida alguma. Perante a alteração sociológica que estamos a viver, é fantástico como a nossa comunidade escolar e o nosso povo de Chaves faz com que este tipo de iniciativas permaneçam ao longo do tempo. É com imenso orgulho que vendo essa alteração em Chaves ainda se vivem estes momentos. Uma praça que respirou amor, respirou alegria, foi lindíssimo. Estamos muito felizes. É a vigésima primeira edição, foram 21 momentos e esperamos para o ano estar cá. Este é um evento que passa em duas horas, mas que dão muitos meses de trabalho, não só da comunidade escolar, mas também os pais, os encarregados de educação. São muitas viagens ao longo do ano, os ensaios e nota-se cada vez mais o empenho, não só em termos de coreografias, mas também nas vestimentas, o profissionalismo das próprias crianças a cantar é fantástico. São estas sinergias conjuntas que têm permitido um festival que perdura ao longo dos anos", disse Hugo Silva, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, "temos assistido a um conjunto muito significativo de iniciativas promovidas pelas crianças em contexto escolar, esta num contexto mais extra escolar, mais urbano. É uma iniciativa que começou há 21 anos com a Junta de Freguesia, uma iniciativa que tem contagiado de forma crescente todas as escolas, as comunidades educativas, os pais, os avós, os educadores e professores e de facto, este evento que hoje aqui aconteceu é tradução de uma vontade coletiva muito forte. Ela resulta naturalmente do querer e da vontade das crianças e dos seus educadores e naturalmente, dos pais que se envolvem e promovem. E depois, naturalmente a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, com o apoio crescente do município entende que estas manifestações devem naturalmente traduzir um sentido e um crer da comunidade e é exatamente isso o que aqui aconteceu hoje. Foi de facto uma manifestação de alegria, de cor, de muita energia e também de muito muito talento e por isso não podia estar mais agradecido e feliz porque de facto é um evento absolutamente fantástico que contagia todos. Que celebra a vida e o amor".
O evento foi organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e pela Câmara Municipal de Chaves e teve a apresentação da nutricionista flaviense Ana Bravo e do apresentador de televisão Santiago Lagoa.
O espetáculo contou ainda com atuação do Patronato de São José, de Vilar de Nantes e da Escola de Dança Christine Veen.
A noite encerrou com fogo-de-artifício e a atuação de Maria Ramos e do Coro Infanto-Juvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.



16/06/2024 Jornalista: Sara Esteves

Sociedade


. Partilha Facebook