Quatro grupos folclóricos, o Rancho Etnográfico da Borba do Campo, a Associação Etnográfica e Cultural Rancho Folclórico da Vila de Prado, o Rancho Folclórico de S. João Batista de Cavez e o Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro, participaram no 23⁰ Festival de Folclore de Ribeira de Pena.
Esteve presente, o Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, o Vice-Presidente, o Presidente da Junta da Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega e o Presidente da Junta de Santa Marinha.
Antes de dar início ao festival, o Presidente da Câmara, João Noronha, entregou lembranças aos grupos participantes, no seu discurso, o Presidente afirmou que “o Festival de Folclore é uma homenagem ao nosso património cultural que têm sido passado de geração em geração, é uma prova viva de que a nossa tradição e a nossa cultura continuam derivado ao esforço incansável de grupos, como o Rancho Folclórico Juvenil de Balteiro. A Câmara Municipal está sempre disponível para apoiar estas iniciativas, que promovem e preservam a nossa tradição, pelo que iremos continuar a garantir todo o suporte necessário para que eventos como este continuem a acontecer.”
O Festival de Folclore deste ano contou com uma boa adesão por parte do público, e foi marcado por uma atmosfera de alegria e animação com a atuação de cada grupo, que apresentaram uma variedade de danças alusivas às tradições e costumes.
O festival contou com o apoio da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega e a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Balteiro.
Foto: CM Ribeira de Pena
Cultura