Escola Secundária Dr. António Granjo concretiza mais uma mobilidade Erasmus+ desta vez na Eslováquia


Na semana de 25 de maio a 1 de junho realizou-se a terceira mobilidade do Projeto Erasmus+ de consciencialização ambiental e responsabilidade digital, “Together We Thrive”, na cidade eslovaca de Bardejov.

A equipa portuguesa, constituída pelos alunos Alice Silva, Gonçalo Carvas, Mafalda Silva, Matias Vieira, Sofia Fernandes e Tomás Anjos e liderada pelos professores Miguel Almeida e Anabela Almeida, foi calorosamente recebida pelas respetivas famílias de acolhimento e professores eslovacos. Os mais de 60 alunos e professores dos países parceiros de Portugal (ESAG Chaves), Eslovénia (Lenart), Espanha (Teruel) e Eslováquia (Bardejov) participaram entusiasticamente na semana multifacetada preparada pela escola Základná Škola Wolkerova, sob o tema “Our Trees”, com a coordenação da professora Sona Sosenkova. Depois de uma primeira fase de icebreakers, interação e socialização, os alunos puderam apresentar e partilhar um pouco da História, cultura e elementos icónicos do seu país, da sua cidade e da sua escola de origem, tendo como pano de fundo algumas iniciativas e preocupações ambientais. Após a visita guiada à escola, todos os participantes assistiram a várias representações de danças, músicas e trajes tradicionais da Eslováquia, seguindo-se um belo passeio ao centro histórico de Bardejov e aos principais monumentos desta cidade Património Mundial da UNESCO.  Ao longo da semana realizaram-se vários workshops e atividades práticas desde jardinagem e plantação de mais de 500 árvores (na zona rural de Stebník); sessão de culinária, elaboração e degustação de pasteis típicos eslovacos, Pierogi; workshop de cestaria e artesanato na aldeia de Lacková (os alunos criaram o seu próprio minicesto); visita à cidade histórica de Košice e ao Museu Interativo do Aço, Steel Park; workshop sobre a importância do morcego na Natureza; visita ao Parque Florestal, Área Termal e Spa de Bardejov, envolto por imensas espécies de árvores centenárias de vegetação exuberante; várias atividades desportivas e jogos tradicionais, tudo isto como estratégias de aprendizagem interativa na Natureza e fora do contexto da sala de aula. "O desenvolvimento das competências em língua inglesa, a socialização e aprendizagem culturais in loco e o crescimento da autonomia dos alunos, constituíram também fatores determinantes no processo de ensino/aprendizagem dos participantes". "Todo o envolvimento partilhado das organizações educativas, autarquias locais e comunidades escolares produziram inúmeras mais-valias ao nível da consciencialização de valores democráticos e integradores comuns, bem como um conjunto de aprendizagens humanistas, sociais, culturais e linguísticas absolutamente essenciais para o contexto atual em que vivemos. De destaque, mais uma vez, a participação empenhada e muito elogiada da equipa portuguesa da ESAG que a todos soube envolver com a sua alegria e boa disposição", revelou o professor Miguel Almeida.


10/06/2024

Sociedade


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