Jovens pilotos flavienses no Nacional MX


Tomás, Enzo e Gustavo Mateus são naturais do concelho de Chaves e estão a competir no Campeonato Nacional MX.

Tomás Mateus

Com apenas sete anos ocupa a 12º posição, em 30 participantes, com 67 pontos conquistados até ao momento. O piloto da moto Gas Gas 50 arrancou o nacional de Motocross em fevereiro na Carvoeira (Mafra). A segunda etapa decorreu em Aveiras, a terceira em Cortelha e a quarta etapa do nacional aconteceu em São Quintino, em Lisboa, no fim-de-semana de 11 e 12 de maio, tendo alcançado o 13º lugar.

No domingo, 19 de maio, o jovem piloto conquistou o primeiro lugar, num convívio em Marco de Canaveses. Esta é a primeira vez que Tomás Mateus está a correr no Nacional de Motocross, tendo realizado a primeira corrida aos cinco anos onde ganhou o gosto e tem vindo a evoluir com o passar do tempo. No ano anterior fez o Super Cross onde em 24 pilotos ficou em 12º lugar. O atleta quer competir tanto a nível nacional como no estrangeiro.

As próximas jornadas realizam-se em Tarouca, nos dias 22 e 23 de junho, segue-se Viseu e Faial.

Enzo Mateus

Enzo Mateus teve a sua primeira mota aos três anos, mas só começou a competir aos sete anos. O piloto de oito anos está a competir no Campeonato Nacional de Motocross Mx50 e está em sexto lugar com 106 pontos. O pequeno atleta corre com uma KTM SX50. Na prova em Carvoeira ficou em quinto lugar, sendo que o objetivo de Enzo é conseguir terminar o campeonato no top5. O ano passado fez o supercross ficando em 8ºlugar. O motocross para ele é uma paixão e quer continuar a competir no nacional, internacional e quem sabe um dia participar no mundial e levar o nome da cidade de Chaves lá fora.

O piloto também já fez uma prova em Espanha tendo conquistado a terceira posição. Enzo Mateus também compete no campeonato regional centro/sul do ribatejo.

Gustavo Mateus

Gustavo Mateus teve a sua  primeira moto com dois anos. A paixão pelo motocross foi passada pelo pai que sempre competiu e foi campeão de Qx moto4 no pentacontrol 2023. Aos cinco anos fez a primeira corrida onde obteve o terceiro lugar. Uma queda obrigou a que o pequeno piloto, de sete anos, tivesse que fazer uma paragem tendo regressado ao supercross e terminado a prova em 15º lugar. Este ano está a competir no Campeonato Nacional de Mx50 e ocupa a 15º posição, com 38 pontos.

O piloto sonha conseguir entrar no top10 e continuar a competir nos nacionais e também nos campeonatos internacionais. No domingo, dia 19 maio, participou numa prova em Vila Boa de Quires, onde ficou em terceiro lugar.

Gustavo Mateus também compete no campeonato regional centro/sul do ribatejo.

 

Fotos: DR


24/05/2024 Repórter de imagem: DR

Desporto


. Partilha Facebook