O Projeto SOL (Save Our Lives) de
um grupo de alunos do 10º ano da Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves
venceu na segunda-feira, 22 de abril, o Concurso Nacional de Inovação na Escola
2024, na categoria Ensino Secundário, da Agência Nacional de Inovação (ANI).
O projeto de mitigação do impacto
da vespa asiática na comunidade escolar e no território está a ser desenvolvido
por este grupo de estudantes que criou armadilhas ecológicas, para capturar
esta praga, e ainda uma harpa elétrica, inovadora, para apiários. Os alunos criaram,
até ao momento, dois protótipos ecologicamente sustentáveis: armadilhas que
impedem a entrada da vespa cabro (espécie autóctone/ não é ameaça) e com
escapatórias para outros insetos e ainda, um modelo didático de harpa elétrica
com sistema de limpeza automática.
A iniciativa, dos alunos e do
professor, começou a ser implementada em fevereiro, época em que, de acordo com
o ciclo de vida da vespa asiática, as vespas rainhas emergem do seu lugar de
hibernação e constroem um ninho primário.
Todos os vencedores, nas
diferentes categorias, foram premiados com um bilhete família para visitar o
Pavilhão do Conhecimento, assim como um equipamento tecnológico. A equipa
vencedora da categoria do Ensino Secundário/Profissional, da Escola Secundária
Dr. Júlio Martins em Chaves, terá a oportunidade de integrar um estágio no
programa Ciência Viva no Laboratório.
O projeto pode ser conhecido
através da reportagem do Canal Alto Tâmega: https://www.youtube.com/watch?v=dCIH6CrUlVM
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