Flaviense no México a apresentar o seu livro e trabalho científico


Nuno Vilaranda foi convidado por Alejandro Heredia Ávila, Diretor Geral da Associação Mexicana de Pais de Família Separados (AMPFS).

O flaviense Nuno Vilaranda apresentou a sua nova publicação literária em Espanhol (Omnia Vincit Amor: El Camino de los Afetos publicado pela Íbera Edicione) e participou em duas Conferências Internacionais na Cidade do México, onde foi debatida a prevenção dos maus tratos a crianças, adolescentes e famílias que são confrontadas com a separação dos pais.

As conferências realizaram-se no dia 20 de abril de 2024 na Universidade Intercontinental e no dia 22 no Instituto Nacional de Pediatria infantil o Professor Arturo Loredo Abdalá.

Antes destes encontros Nuno Vilaranda foi recebido na Embaixada de Portugal no México a convite do Embaixador, o Manuel Carvalho onde teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho e as suas obras literárias.

Nuno Vilaranda para além de militar da Guarda Nacional Republicana dedica-se à escrita e é estudante finalista do Mestrado em Sociologia pela Universidade de Évora onde se encontra a desenvolver uma investigação científica no âmbito da sua dissertação com o tema: Um olhar sociológico sobre a voz e a experiência dos filhos em torno das consequências da rutura conjugal conflitual dos progenitores. Um trabalho científico orientado pela Professora Doutora Rosalina Costa e pelo Professor Doutor Bruno Dionísio.

Foi no seguimento da sua investigação que surgiu o convite de ir à cidade do México apresentar resultados preliminares, resultados esses que “impressionaram os conferencistas e motivaram diversos convites naquele país”, disse o flaviense. Para além disso, o académico e autor apresentou outra comunicação onde dissertou acerca da desconstrução de barreiras: a procura da igualdade parental e dos direitos das crianças - uma perspetiva portuguesa.

Nuno Vilaranda contou com o apoio da Câmara Municipal de Borba e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba para a oferta de duas centenas de livros à associação Mexicana (AMPFS) que há mais de 20 anos luta pelos direitos dos filhos de pais separados naquele país. Bem como, representou naquele país a Associação Portuguesa Para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos.

 


23/04/2024 Fotos: Mariana Pedras

Sociedade


. Partilha Facebook