Alunos e professores da Secundária Dr. António Granjo dão continuidade ao Projeto Erasmus+, na Eslovénia


Desta vez, os alunos e professores da Escola Secundária Dr. António Granjo, em Chaves, foram até à Eslovénia onde foram recebidos por famílias de acolhimento e professores eslovenos.

Na semana de 8 a 12 de abril realizou-se a segunda mobilidade do Projeto Erasmus+ de consciencialização ambiental e responsabilidade digital, Together We Thrive, na cidade eslovena de Lenart. A escola Osnovna šola Lenart programou e organizou uma semana repleta de variadíssimas atividades sob o tema “ACT GREEN, THINK DIGITAL”, onde se realizaram vários workshops práticos de culinária sustentável, reutilização de materiais usados, costura, manualidades, slow fashion, jardinagem e plantação de árvores, multimédia, atividades desportivas, etc como estratégias de aprendizagem interativa ao ar livre e fora do contexto da sala de aula. Os alunos puderam utilizar as tecnologias e os telemóveis primordialmente como ferramentas auxiliares das aprendizagens, produzindo os seus próprios conteúdos e apresentações digitais, edição de vídeo, pesquisas orientadas e utilizando aplicações e jogos interativos como consolidação dos seus conhecimentos.

A equipa portuguesa (constituída pelos alunos Sara Morais, Constança Silva, Lara Mateus, Santiago Alves, Gonçalo Oliveira e Dimytry Lima e liderada pelos professores Miguel Almeida e Amadeu Alves) foi entusiasticamente recebida pelas respetivas famílias de acolhimento e professores eslovenos. Todos os alunos e professores dos países parceiros de Portugal (ESAG - Chaves), Eslováquia (Bardejov), Alemanha (Bad Harzburg); Finlândia (Kalajoki) e Eslovénia (Lenart) estiveram envolvidos em diversas ações formativas, culturais, musicais e desportivas ao longo de toda a semana.

Para além da visita a uma quinta ecológica e de agricultura sustentável, não faltaram momentos de socialização intercultural, com danças tradicionais eslovenas, pratos e sobremesas típicos como a Gibanica, Potica, Blejska kremšnita, Janeževi Upognjenci e até sopa de carne com panquecas.

A verdejante vila rural de Lenart enquadrou o modo de vida tranquilo e acolhedor dos eslovenos. Todos os participantes puderam conhecer um pouco da sua cultura, arquitetura e modo de vida também nas visitas de estudo ao magnífico Lago Bled, às cidades de Maribor, Ptuj e à capital Liubliana.

Esta foi “uma semana intensa de partilhas, amizades, aprendizagens e muitas recordações. De destaque, mais uma vez, a participação empenhada e muito elogiada da equipa portuguesa da ESAG que a todos soube envolver com a sua alegria e boa disposição”, destacou o professor Miguel Almeida.


22/04/2024 Repórter de imagem: DR

Sociedade


. Partilha Facebook