Sem festividades nos últimos anos devido à pandemia de Covid-19, este ano os “Soldados da Paz” tiveram cerimónias festivas.
As comemorações iniciaram-se logo pela manhã, com o hastear da bandeira nacional e a habitual romagem ao cemitério, como forma de homenagem aos bombeiros e dirigentes já falecidos.
Seguiu-se a receção aos convidados e a apresentação de Formatura e Condecorações, onde Fernando Queiroga, presidente da autarquia e da Direção da Associação, referiu que “nunca é demais demonstrar a minha dupla satisfação ora como Direção, ora como responsável máximo da Proteção Civil deste concelho, pela confiança que tenho nos nossos Bombeiros, sendo que é também importante dar uma palavra às famílias dos bombeiros que por vezes sofrem mais do que nós e que são um grande suporte.”
Depois das Condecorações, realizou-se a já tradicional sessão solene no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Boticas e a Missa Solene seguida da Bênção de Viaturas.
Houve ainda tempo para a realização de um desfile apeado e motorizado pelas ruas de Boticas que, como já tem sido tradição, fez as delícias dos mais pequenos que puderam participar e desfilar dentro dos carros dos BVB.
As cerimónias encerraram com um almoço convívio no Pavilhão Multiusos, que se prolongado pela tarde fora.
Nas festividades estiveram presentes os ex-comandantes da corporação Celso Ferreira e Arnaldo Machado, que se juntaram na parada ao atual Comandante, Carlos Gomes. Estiveram ainda presentes, Nuno Chaves, Representante da Liga dos Bombeiros, 2º CODIS de Vila Real, Artur Mota, o Presidente da Federação dos Bombeiros, Francisco Oliveira e o Comandante da GNR de Boticas.
Durante as festividades os Bombeiros Voluntários de Boticas receberam três novas ambulâncias.
Mariana Carvalhais Araújo
Sociedade