Concurso coloca jovens a recordar a revolução do 25 de Abril


A 4ª edição do concurso “História Militar e Juventude” tem por objetivo "desenvolver o interesse pela pesquisa, reflexão e divulgação da história do 25 de Abril e da história militar local".

As crianças e jovens entre os 10 e os 19 anos que frequentam o 2.º e 3º. ciclo e secundário vão poder recordar como foi o 25 de Abril de 1974 na sua terra, num concurso integrado nas comemorações dos 50 anos da revolução.

O Concurso “História Militar e Juventude” é promovido pela Associação de Professores de História (APH) e pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e conta com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril como parceira e com o Plano Nacional de Leitura 2027, a Associação dos Municípios Portugueses, a Associação 25 de Abril e a Liga dos Combatentes como apoios.

Sendo a edição de 2024 subordinada a um importante marco histórico da democracia em Portugal, a organização espera “um forte envolvimento da comunidade e entidades locais e regionais na realização dos trabalhos a concurso, nomeadamente de associações cívicas, arquivos, bibliotecas e museus municipais e militares”.

Encontra-se a decorrer até ao dia 15 de abril as inscrições para a 4ª edição do Concurso História Militar e Juventude, subordinada ao tema “O 25 de Abril na minha terra", concurso que estará vigente até 19 de maio.

Segundo a organização, os trabalhos vencedores serão selecionados de acordo com o rigor histórico, a relevância das fontes, a qualidade da informação e clareza na exposição, a criatividade e a qualidade sobre as competências adquiridas, expressa no relatório escrito solicitado. Os mesmos terão um prémio monetário concedido por escalão etário.


16/02/2024 Repórter de imagem: DR

Cultura


. Partilha Facebook