Lítio, saúde e perda de população marcaram o Carnaval de Daivões e Venda Nova


População saiu à rua num cortejo carregado de sátira política e social.

Daivões no concelho de Ribeira de Pena foi palco no dia 10 e 11 de fevereiro, de uma ‘’vibrante’’ celebração carnavalesca. O baile de máscaras, realizado no sábado, dia 10, na sede da Associação "Artesãos da Trofa", inaugurou as festividades.

Nem a chuva ou frio conseguiram travar a folia, domingo foi dia de desfile de carnaval. O cortejo carregava as sátiras típicas da época, a manifestação dos médicos, a desaprovação na exploração do Lítio e a juventude de Daivões foram algumas das temáticas presentes na parada.

Após o desfile, teve lugar o tradicional leilão da orelheira, seguido de um lanche para os participantes.

O evento foi promovido pela Associação "Artesãos da Trofa" e contou com o apoio do Município de Ribeira de Pena e da Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega.

Já no largo da Venda Nova tornou-se no epicentro do carnaval, com um desfile que contou com a participação de centenas de caretos que encheram o espaço com uma energia “contagiante e alegria contínua, fazendo desta celebração um evento memorável para todos os presentes”.

A festividade começou no início da tarde com um “colorido” desfile que tomou conta do largo da Venda Nova, onde as crianças, adultos e até mesmo os mais idosos participaram com entusiasmo.

O evento contou com o apoio da A.C.D.R de Santa-Marinha, Junta de Freguesia de Santa-Marinha e do Município de Ribeira de Pena.


14/02/2024 Repórter de imagem: DR Fotos: CM Ribeira de Pena

Sociedade


. Partilha Facebook