Câmara aprova alteração na atribuição de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior
O projeto de alteração ao “Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior” foi aprovado e está em discussão pública até 08 de março.
O Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, em vigor no Concelho de Chaves, deverá ser alterado revelou esta sexta-feira, a Câmara Municipal de Chaves que colocou em discussão pública o projeto de alteração ao regulamento em causa.
Segundo a autarquia, a alteração
visa a “promoção da igualdade de
oportunidades através da comparticipação dos encargos inerentes à frequência do
ensino superior por estudantes economicamente carenciados e residentes no
Concelho de Chaves, num ano letivo”.
O Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior tem vindo a sofrer alterações. Em 2018 foi proposta a alteração da condição de candidatura referente à média mínima de ingresso no ensino superior passar de 14 valores para 12 valores, tendo levado a “um acréscimo exponencial de candidaturas e de candidatos aptos à atribuição de bolsa municipal”, pode ler-se no projeto de regulamento em Diário da República.
De forma sucinta, o município
explica neste documento que, “entre o ano
letivo 2007/2008 e 2017/2018, havia uma média de 40 candidaturas e cerca de 20
candidatos que reuniam as condições para lhes ser atribuída uma bolsa”, mas
com a alteração introduzida, “a média de
candidaturas passou para 80, das quais cerca de 30 candidatos se encontravam em
condições de atribuição da mesma”.
Após esta alteração, e com a subsequente monitorização do programa, a autarquia revela que se levantaram algumas questões, “que carecem de uma análise mais aprofundada, nomeadamente que, com a aplicação do regulamento vigente, o Município de Chaves estaria a apoiar no inverso da bolsa que é atribuída pela Direção Geral de Ensino Superior, uma vez que, colocava todos os alunos, independentemente dos rendimentos do agregado familiar, em pé de igualdade no que respeita ao valor da bolsa a atribuir. Ou seja, quanto mais alto fosse o valor da bolsa atribuída pela DGES, mais baixa seria a do Município de Chaves, dado a aplicação da fórmula em sede de regulamento vigente. O regulamento de bolsas também deverá ter em conta as médias de ingresso dos estudantes, facto que era muito pouco expressivo na ordenação dos candidatos”. Esta valorização permitirá que o “novo regulamento” dê relevância a “resultados excecionais antes mesmo de iniciar a sua formação superior sejam reconhecidos e incentivados a continuar com o bom desempenho académico. Assim, o regulamento de bolsas, deve considerar não apenas o desempenho académico, mas também a situação socioeconómica dos estudantes, devendo ser priorizados os candidatos com rendimentos mais baixos, de forma a garantir oportunidades equitativas e de forma a suplementar as suas necessidades financeiras garantindo uma condição de vida adequada durante os estudos”, revela o documento, que salienta ainda que o regulamento de bolsas deverá ser revisado periodicamente para garantir sua eficácia e adequação aos objetivos de inclusão e equidade.
Mais, serão realizadas análises regulares dos critérios adotados, considerando a evolução socioeconómica e educacional da população estudantil. Foi notado também que, desde o ano letivo 2018/2019, o valor mínimo dos bens patrimoniais do agregado familiar, não tem sido atualizado pelo que, tendo por base as taxas de variação do Índice de Preços no Consumidor, que constam no Instituto Nacional de Estatística, o mesmo deverá estar em conformidade com essa variação”
Assim, o regulamento está em
discussão pública até 08 de março e durante esta fase de apreciação os
interessados “poderão consultar o projeto
de Regulamento, durante as horas de expediente, nas instalações do Centro
Cultural de Chaves, sito no Largo da Estação, com atendimento de segunda a
sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, ou através do site do
município em https://www.chaves.pt/pages/102”,
lê-se em comunicado.
O Município salienta que as
sugestões e propostas “deverão ser
apresentadas, por escrito, mediante requerimento devidamente identificado,
dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Chaves, o qual deverá ser
entregue na Secção de Expediente Geral, na Praça de Camões ou enviado através
do endereço eletrónico município@chaves.pt”.
O “Regulamento do Programa Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior — 2004” foi aprovado por deliberação do executivo camarário, tomada em sua reunião ordinária, realizada no dia 18 de janeiro.
09/02/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais
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