Ana Jorge Silva, Iara Neto, Leonor Gonçalo, Leonor Ventura, Maria Antunes e Mariana Atanázio ficaram apuradas em novembro de 2023, em Paris, para as finais da maior competição de ballet do mundo para jovens. O Youth America Grand Prix irá decorrer entre 11 e 20 de abril de 2024, em Nova Iorque, mas a participação das bailarinas neste concurso implica custos “significativos”.
Para suportar a alimentação, alojamento e a deslocação a Nova Iorque destas seis jovens, entre os 11 e os 16 anos, foi lançado o projeto “Chaves - Nova Iorque, 5400km a sonhar!" que conta já com 1.120 euros angariados, num total de dois mil euros a alcançar a partir de uma plataforma destinada à angariação de fundos para causas sociais, voluntariado e outras iniciativas.
A campanha, promovida pela FORMA- Estúdio de Dança de Chaves em conjunto com os encarregados de educação das alunas, iniciou-se a 29 de novembro do ano passado e termina a 26 de janeiro, na plataforma online, contudo, "o objetivo é atingir os 12 mil euros, um valor que está a ser angariado pelos pais através de patrocínios, rifas, e atividades a dinamizar", disse ao Canal Alto Tâmega, Mariana Carvalho da FORMA. Até ao momento já foi conseguido um apoio da Fundação Luso-Americana do Desenvolvimento que vai custear as inscrições das alunas.
Segundo a escola, as alunas, distinguidas nas semifinais em Paris, destacaram-se “com classificações elevadas, recebendo convites para competir na grande final mundial em abril de 2024. As peças "Indarra" e "A Free Man" foram reconhecidas, obtendo convites para a final. O objetivo é representar a cidade e o país, atingir um marco importante na formação das bailarinas e competir a nível mundial”.
A equipa apela a contribuições e apoio financeiro “de todos aqueles que possam ajudar, oferecendo reconhecimento nas redes sociais, espetáculos prévios e inclusão do nome dos apoiantes nas t-shirts usadas durante os 10 dias de finais”.
As seis jovens têm participado em várias competições nacionais e internacionais e alcançado inúmeros prémios.
Sociedade