Juniores flavienses regressam às vitórias diante do Rio Ave FC


Os Sub-19 do Grupo Desportivo de Chaves, em jogo a contar para a vigésima primeira jornada do Campeonato Nacional I Divisão de Juniores da Zona Norte, recebeu e venceu o Rio Ave FC por uma bola a zero, este sábado.

Afastados por 12 pontos à entrada para a jornada 21, os “Valentes Transmontanos” enfrentam os vilacondenses em momentos de forma completamente diferentes. A formação de Vila do Conde já não perdia desde outubro de 2023 e por outro lado, o conjunto azul-grená vinha de um empate e uma derrota nos últimos dois jogos e encontrava-se no fundo da tabela classificativa, apenas um lugar à frente do último classificado, o CF Marítimo.

Ao contrário do que era esperado, foi o Desportivo de Chaves a primeira equipa a criar perigo na partida, através de um cruzamento de Bernardo Santos para Prince Otumba. O médio congolês esteve perto de inaugurar o marcador aos seis minutos de jogo.

Em resposta à ofensiva flaviense, o médio húngaro dos vilacondenses, Dezso Mezo remata fora de área e obriga Tomás Gomes a grande defesa para manter o nulo no marcador.

Ainda antes do apito para o descanso, Sandro Viegas com um grande passe deixa o ponta de lança, Vicente Abreu, no cara a cara com o guardião rioavista, demora para finalizar e permite que o mesmo que lhe roube a bola.

Sem mais ocasiões de golo, o encontro foi para intervalo com um nulo no marcador e com a formação flaviense ligeiramente por cima jogo, mais perto do golo, com duas ocasiões de perigo.

No regresso do quarto de hora de descanso, já em cima da hora de jogo (60´), o avançado flaviense, Sandro Viegas é derrubado dentro da área. O árbitro da partida entende que é falta e o conjunto de Carlos Guerra ganha grande penalidade.

Na cobrança do castigo máximo, o defesa central brasileiro, Luiz Olimpo foi quem assumiu a responsabilidade de colocar os “Valentes Transmontanos” a vencer na partida e assim o fez. Guarda-redes para um lado, bola para o outro e o Chaves passa para a frente do marcador.

A vencer na partida, a formação flaviense não se expunha demasiado e tentava manter a vantagem no marcador, conseguindo até ao final do encontro estancar qualquer iniciativa ofensiva visitante.

Com este resultado, a formação de Carlos Guerra apesar de vencer continua em penúltimo lugar da tabela classificativa, com 19 pontos, mais quatro que o último classificado.

O próximo encontro dos juniores do emblema azul-grená tem data marcada para o próximo sábado, dia 27 de janeiro, no reduto do Lusitânia de Lourosa FC.


Texto e Fotos: Diogo Batista


21/01/2024

Desporto


. Partilha Facebook