Presidente de Valpaços vai suspender funções para liderar lista às legislativas por Vila Real


Autarca será substituído pelo vice-presidente, António de Medeiros, adiantou à Lusa.

O presidente da Câmara Municipal de Valpaços que é cabeça-de-lista pela coligação Aliança Democrática (AD) às legislativas, pelo círculo eleitoral de Vila Real, vai suspender as funções autárquicas a 29 de janeiro, data limite para a entrega de listas de candidatos a deputados.

O social-democrata, licenciado em Direito, cumpre o terceiro e último mandato à frente da Câmara de Valpaços, cargo para o qual foi eleito em 2013 pelo Partido Social Democrata (PSD). Amílcar Almeida será substituído até ao dia 10 de março, dia da realização das eleições, pelo vice-presidente da autarquia, António de Medeiros.

À agência Lusa, o candidato a deputado à Assembleia da República, regressará à câmara municipal no dia a seguir às eleições, “exercendo as funções de presidente de câmara até à data da tomada de posse na Assembleia da República”. Nessa altura, segundo Amílcar Almeida, “António de Medeiros assumirá as funções de presidente da Câmara de Valpaços”.

O Conselho Nacional do PSD aprovou na segunda-feira, 15 de janeiro, a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República nas Eleições Legislativas de 2024. Pelo círculo eleitoral de Vila Real, a lista é encabeçada por Amílcar Almeida, segue-se o autarca de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, que também está a cumprir, o último mandato na autarquia aguiarense. O terceiro lugar da lista é ocupado por Bela Alice Costa, médica natural do concelho de Vila Real. O número quatro da lista foi atribuído a André Marques, de Peso da Régua, que substituiu em exclusividade a deputada flaviense Cláudia Bento que suspendeu o mandato em setembro de 2023, tendo já retomado os trabalhos à Assembleia da República. Nas eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022, André Marques integrou a terceira posição da lista do PSD.

O quinto lugar foi cedido ao CDS-PP, no âmbito da coligação Aliança Democrática, que vai concorrer às eleições. Sónia Pires, Orlando Vaz, José Maria Carvalho, Paula Costa e Alexandra Martins surgem na lista como suplentes.

Nas últimas eleições para a Assembleia da República a lista do PSD pelo distrito de Vila Real foi encabeçada por Artur Soveral de Andrade e tendo sido ainda eleita a médica Cláudia Bento. Dos cinco mandatos disponíveis em Vila Real, o PSD elegeu dois deputados e o PS três deputados.

Nas legislativas de 2022, no distrito de Vila Real, o PSD ficou em segundo lugar e obteve 42.135 votos (40,01%), o PS venceu com 43.489 votos (41,29%).

As Eleições Legislativas antecipadas foram marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, e estão agendadas para 10 de março de 2024.

A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 08 de março uma vez que lei fixa que esta se inicia no 14.º dia anterior e termina às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições.


17/01/2024 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Política


. Partilha Facebook