Mostra de arte coletiva de jovens flavienses convida a refletir e viver a região


São várias as técnicas que integram a mostra expositiva “ALUMIA”, patente na Sala Nadir Afonso do Museu da Região Flaviense, e que foram apresentadas numa visita orientada pelo Coletivo AUGA, no sábado, dia 13 de janeiro.

Esta é a primeira mostra de arte deste Coletivo de jovens artistas flavienses, fundado em 2023 e que pretende dar espaço a novos artistas locais que se propõem a pensar nas problemáticas e temas que dizem respeito ao território.

A sessão contou com a presença do Vice-presidente do Município de Chaves, Francisco Melo, artistas, amigos e amantes das artes. Para Francisco Melo, “este é mais um exemplo de afirmação artística local que integra uma componente cultural abrangente na forma de viver e sentir a arte na valorização territorial”. Destacou ainda a coragem do grupo em avançar com o projeto AUGA que se materializa publicamente num espaço tão icónico do concelho.

A exposição apresenta abordagens intemporais, desde reflexões sobre costumes, tradições, lendas, mitos e paisagens, momentos que questionam o futuro e as preocupações de quem é jovem e quer viver na região. O espectador é convidado a viajar pelo interior de Trás-os-Montes, onde novas narrativas são encontradas por paisagens familiares.

A identidade visual desta exposição foi desenvolvida por Mafalda Pinto e Bruno Carril e conta com trabalhos de Carolina Isabete, Celina Vogensen, Ema Lavrador, Inês Varandas, Mafalda Pinto, Nuno Guilherme Pinto Bráz e Sofia Vogensen.

A exposição, com entrada gratuita, estará patente ao público até dia 29 de março de 2024.


17/01/2024 Fotografias: CM Chaves

Cultura


. Partilha Facebook