Nova Rota Cultural vai atravessar em Vila Pouca de Aguiar


Caminho de Leon de Rosmithal resulta num percurso que abrange 12 municípios, numa extensão aproximada de 230 quilómetros.

A Câmara Municipal adiantou na terça-feira, 16 de janeiro, que pode vir a ser criada uma nova rota cultural que vai atravessar o concelho de Vila Pouca de Aguiar.

O percurso que abrange 12 municípios, numa extensão aproximada de 230 quilómetros, já terá sido, segundo a autarquia, “viabilizado pelos municípios em que é atravessado em território nacional”, nomeadamente os concelhos de Alijó, Braga, Cabeceiras de Basto, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Murça, Póvoa de Lanhoso, Ribeira de Pena, Torre de Moncorvo, Vieira do Minho, Vila Flor e Vila Pouca de Aguiar.

Na terça-feira, 16 de janeiro, decorreu no auditório do Museu Municipal de Vila Pouca de Aguiar uma reunião preparatória sobre o Caminho de Leon de Rosmithal, um caminho “histórico” que entra em Portugal por Trás-os-Montes em direção à região do Minho e daqui em direção a Santiago de Compostela na região da Galiza, Espanha.

Segundo alguns documentos e estudos publicados, Leon de Rosmithal, Barão de Blatna, cunhado de Jorge de Podiebrad, rei da Bohemia (reino dissolvido e integrado na República Checa), iniciou, a 26 de novembro de 1465, uma peregrinação até ao túmulo do apóstolo Santiago Maior, em Santiago de Compostela, com passagem por Portugal. Leon de Rosmithal foi incubido para uma missão europeia com objetivos políticos, militares e religiosos que consistiam em conhecer os santos por onde passavam e, principalmente, visitar o túmulo do apóstolo Santiago.


16/01/2024

Cultura


. Partilha Facebook