Aldeia de Tresminas vai ser aquecida com recurso à biomassa


Depois de ter sido apresentado em Espanha, sabe-se agora que o projeto transfronteiriço vai usar a biomassa para aquecer esta aldeia de Vila Pouca de Aguiar.

As casas da aldeia de Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, vão ser aquecidas através de uma central de biomassa alimentada pelos sobrantes da limpeza da floresta, no âmbito de um projeto-piloto transfronteiriço, adiantou na segunda-feira, 15 de janeiro, a Câmara Municipal.

A criação desta aldeia modelo em Tresminas servirá de projeto piloto no plano internacional que vai integrar duas aldeias em Portugal e duas aldeias em Espanha, envolvendo os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Arcos de Valdevez, Monterrei e Cerdedo-Cotobade, e outros parceiros.

Trata-se de um projeto piloto internacional que resulta de uma candidatura ao Interreg, com quase dois milhões de euros e com um investimento em Tresminas superior a 421 mil euros financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para a promoção da transição energética.

Com a implementação do projeto, os promotores pretendem "valorizar e potenciar o uso de recursos florestais com fins energéticos, fomentar as comunidades energéticas, baseada numa rede de calor colaborativa, avançar com a transição ecológica e energética, adaptada às mudanças climáticas e atrair novos residentes para as zonas rurais". Contribuir para "a transição energética, a luta contra as alterações climáticas, a valorização da floresta e a prevenção de incêndios florestais" estão entre os benefícios deste projeto transfronteiriço.

Segundo a autarquia aguiarense, a comunidade local envolvida “poderá usufruir de energia em função do pagamento da matéria-prima sendo que, o espaço aldeão funcionará em regime de condomínio".

A autarquia revela que este modelo para a valorização da biomassa florestal é um “projeto pioneiro”, que poderá vir no futuro a ser replicado em outras partes do concelho e do país, sendo que estão previstas “várias ações de investimento, como gestão e implantação de central de biomassa em Tresminas e criação de uma rede transfronteiriça de fomento ao uso de energia com visibilidade".

O projeto designado “Aldealix_Aldeas Modelo”, da Agência Galega de Desenvolvimento Rural (Agader), foi apresentado em Espanha, no dia 13 de dezembro, no Centro Cultural de Cerdedo-Cotobade, e conta como parceiros, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), os municípios de Vila Pouca de Aguiar (PT), de Arcos de Valdevez (PT), de Cerdedo-Cotobade (ES) e Monterrei (ES), e ainda com a colaboração da Associação Galega da Indústria Florestal.


16/01/2024 Fotos: CM Vila Pouca de Aguiar

Sociedade


. Partilha Facebook