Já arrancaram as obras de construção do Complexo Residencial do Pinheiro Manso - Habitação Colaborativa, da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, anunciou a Instituição Particular de Solidariedade Social.
Este equipamento social de nova geração, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 1,1 milhões de euros,destina-se a 47 utentes, a instalar em apartamentos T0, T1 e T2, e um espaço de utilização comum.
A nova estrutura tem um prazo de execução de dois anos e vai ser construído junto da ''ERPI Maria Ribeiro & Ricardo Mourão''.
O Complexo Residencial do Pinheiro Manso - Habitação Colaborativa, representa um novo conceito de resposta social que assenta num "modelo de habitação colaborativa e comunitária, organizada em três módulos habitacionais independentes, com moradias em banda, dispondo de áreas e espaços de utilização comum e de serviços de apoio partilhados e subsidiários, promotores de interação e inclusão social dos seus residentes"
Com a construção deste novo equipamento, a Misericórdia de Valpaços assume uma posição pioneira no país, na implementação destes equipamentos sociais de Nova Geração.
Sociedade