As Termas de Chaves registaram no ano de 2023 a presença de quase 11.600 aquistas. Trata-se, segundo esta estância termal, da maior procura de sempre. “Foram 11.598 os aquistas que, durante o ano, passaram por este espaço Termal, registando um aumento de 28% face a 2022”, as Termas de Chaves.
“Estamos muito felizes com estes resultados, que refletem o trabalho que temos vindo a desenvolver, superando os números registados em 2019, o ano antes da pandemia, em 48%”, afirma Brigite Gonçalves, Administradora do Balneário Flaviense que realça o “forte aumento” da procura no Termalismo Terapêutico, “3.435 termalistas mais 12%, face a 2022”, e o crescimento nos serviços de Spa e Bem-Estar que “foram a opção de 8.163 clientes, com um crescimento de 49%”, revela.
Em comunicado, o balneário termal flaviense explica que tem recebido “cada vez mais visitantes nacionais e internacionais”. Um aumento com impacto “muito positivo para a região e para a economia local, essencialmente para os setores hoteleiro e da restauração”.
“Os primeiros setes meses de 2023 já prenunciavam um ano positivo, com o registo de 6.025 aquistas em meados de setembro e que representava uma evolução de cerca de 32% face ao mesmo período do ano passado”. Com uma nova meta alcançada, Brigite Gonçalves salienta, ainda, que os números obtidos são “um bom incentivo para a nova Época Termal”, que arranca a partir de 1 de fevereiro.
A par de algumas novidades que foram sendo implementadas, que também “contribuíram para o crescimento”, as Termas de Chaves apontam como exemplo, os programas de curta duração, “que complementam a tradicional oferta de Termalismo Terapêutico e colmatam a necessidade dos termalistas em realizar experiências de cura de menor duração, e os novos programas de Spa e Bem-Estar que dão um impulso à procura do Balneário dada a adequação da oferta às diferentes necessidades dos aquistas. Destaca-se, também, a APP Termas de Chaves, a primeira aplicação mobile portuguesa de Turismo Termal, gratuita e disponível para Android e iOS”, explicam em comunicado.
O Balneário Termal Flaviense é uma das mais procuradas estâncias de tratamento termal do país e a sua exploração para fins medicinais tem raízes na época romana. A água termal bicarbonatada e rica em diversos minerais e brota a 76º graus.
Sociedade