Maestro Luciano Pereira convidado para dirigir concerto de orquestra de sopros alemã


Flaviense foi convidado pela Mannheimer Bläserphilharmonie para dirigir um concerto em março do próximo ano.

O maestro flaviense Luciano Pereira, da Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, foi convidado pela Mannheimer Bläserphilharmonie, orquestra de sopros na Alemanha, para dirigir o Concerto de Primavera, que decorrerá a 3 de março de 2024.

Segundo a Mannheimer Bläserphilharmonie, Luciano Pereira, é "uma estrela em ascensão da cena orquestral de sopros", tendo já conquistado um total de 20 prémios internacionais com as suas orquestras, incluindo o título de campeão mundial na divisão de concertos no 19º “World Music Contest” em Kerkrade, na Holanda em 2022 e o 1º prémio com distinção no 46º “Certamen Internacional de Música Villa d'Altea” na Espanha (2019).

Para este concerto, a orquestra alemã, sob direção do maestro Miguel Ercolino, realçou em comunicado que Luciano Pereira irá levar "obras da Península Ibérica: sob o título “Urbanscapes”.

"Apresentamos ao nosso público um programa de concertos que aborda a descrição musical de cidades reais e fictícias", revela a Mannheimer Bläserphilharmonie dando exemplo para Porto de Saudades, de Nelson Jesus, uma rapsódia em que cenas da cidade do Porto são musicadas. E também para a cidade de Valdrada, cidade construída para refletir todos os lugares. Baseada no modelo literário de Italo Calvino, a compositora Ângela da Ponte compôs "A Cidade de Valdrada", um retrato musical desta cidade fictícia.

Por último será também apresentado o Aquae Flaviae, nome romano da cidade fronteiriça de Chaves, conhecida pelas suas fontes termais curativas. Os monumentos da cidade, incluindo a antiga Ponte de Trajano, serviram de inspiração para a terceira sinfonia do compositor espanhol Martinez Gallego.

O concerto terá aproximadamente 80 minutos e será realizado na Rosengarten Mannheim Musensaal, no dia 3 de março de 2024.

 


06/12/2023 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Cultura


. Partilha Facebook