Depois de uma paragem de cerca de três semanas de competição para os jogos das seleções e para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, o Grupo Desportivo de Chaves, 17.º e penúltimo classificado, com sete pontos, recebe o Vizela, em 14.º, com 10, no encontro que dará o pontapé de saída da 12.ª jornada da I Liga de futebol.
Na antevisão a esta partida, o treinador Moreno Teixeira garantiu que o plantel está consciente da “responsabilidade” que tem em mãos neste confronto, uma vez que, em caso de vitória, os transmontanos podem sair da zona de despromoção e subir alguns lugares na tabela classificativa.
“É um jogo importante que nos permite, em caso de vitória, fazer 10 pontos e subir alguns lugares na classificação, é nisto que estamos focados. Acreditamos que, amanhã, vamos conseguir os três pontos. É um dia importante para nós, (com) um ambiente bom e nós temos de responder dentro do campo”, frisou.
Porém, Moreno não espera facilidades, já que reconhece qualidades no Vizela, um adversário que diz ter “valia” e “alguns atletas” com “muita qualidade”.
Ainda assim, mais do que olhar para os restantes jogos até ao final do ano e para o mercado de inverno, do qual disse não querer falar, o técnico vimaranense assegurou que a equipa está focada neste embate.
“O nosso caminho é focar-nos no jogo de amanhã [sexta-feira], é só isto que conseguimos controlar. Os outros serão importantes, mas na altura certa iremos falar sobre eles. Agora, se pensarmos que faltam (quatro) jogos, que vem o mercado de inverno, não é o caminho. O nosso foco é só o jogo de amanhã, fazer as coisas com a qualidade que precisamos e que acreditamos que temos para ganhar o jogo”, reiterou Moreno.
Para este desafio, o treinador não poderá contar com Sylla e Pedro Pinho, ainda lesionados, enquanto Cafú Phete permanece em dúvida, tendo cumprido “treino condicionado” nas últimas sessões de trabalho.
Relativamente à paragem do campeonato, Moreno disse ter sido “longa”, acreditando não ter sido benéfica para nenhuma equipa.
“Tenho a convicção que as equipas melhoram a competir, (com) jogos a valer. Fizemos os amigáveis que fizemos, os sinais do grupo de trabalho foram bons, mas três semanas de paragem, nesta altura do campeonato, não me parece que tenha sido o melhor, tanto para nós, como para as equipas que estiveram paradas”, vincou.
O GD Chaves recebe o Vizela, esta sexta-feira, pelas 20h30, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em jogo arbitrado por Luís Godinho (AF Évora).
Mariana Ribeiro
Desporto