Nova concessão de transportes públicos do Alto Tâmega e Barroso arranca em Montalegre


Entrada do serviço, concessionado à empresa Flavimobil será realizada de forma faseada.

A nova concessão do transporte público rodoviário de passageiros na região arranca a 4 de dezembro, no concelho de Montalegre, e será implementada de forma faseada, anunciou na terça-feira, 28 de novembro, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

A autoridade de transportes da região, explicou em comunicado que, a nova concessão de transporte público rodoviário de passageiros, adjudicada à empresa espanhola Flaviamobil, será feita de uma forma faseada, com a entrada em serviço, nesta primeira fase, das linhas da rede de transporte municipal de Montalegre. 

A rede de Montalegre, integrada no serviço agora designado por “Move Alto Tâmega e Barroso”, é constituída por 20 linhas municipais e inter-regionais, "mantendo-se toda a oferta atualmente existente, em termos de linhas e horários, mas melhorando a qualidade dos autocarros", adiantou a CIMAT.

O concurso público internacional, lançado pela CIMAT, foi ganho pelo operador espanhol “Agrupamento XES” que constituiu uma empresa em Portugal para executar a concessão, com a designação Flaviamobil Lda.

O contrato de concessão foi assinado a 30 de agosto de 2022 e o visto favorável do Tribunal de Contas foi emitido a 24 de março de 2023.

A concessão tem um período de vigência de sete anos e resulta de um investimento de cerca de seis milhões de euros.

Atualmente, e segundo a comunidade intermunicipal, o operador “encontra-se a proceder com todas as diligências necessárias para a entrada em serviço na região que será feito de uma forma faseada” nos outros cinco concelhos do Alto Tâmega e Barroso.

A Comunidade Intermunicipal adianta que a próxima fase desta transição será posteriormente comunicada.

De recordar que o primeiro concurso público internacional ficou deserto numa primeira fase, com a concessão a ser, posteriormente, adjudicada a este operador espanhol, cuja a entrada em atividade estava prevista para outubro.

Este foi o primeiro contrato assinado pela Flaviamobil em Portugal.


29/11/2023 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Sociedade


. Partilha Facebook