Programa de promoção da saúde juvenil sensibilizou os alunos das escolas de Chaves


“Programa Cuida-te+”, do Instituto Português do Desporto e Juventude, chegou a mais de 50 alunos das escolas de Chaves e promoveu a saúde juvenil e estilos de vida saudável.

Mais de 50 alunos que frequentam o 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade em Chaves participaram na sexta-feira, 24 de novembro, numa sessão de esclarecimentos inserida no “Programa Cuida-te+” do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que decorreu no Auditório Luiz Coutinho, e cujo tema principal foi a “Sexualidade juvenil”.

Os participantes, entre os 16 e os 18 anos de idade, tiveram a oportunidade de serem informados e de tirar dúvidas sobre esta temática com a psicologia clínica e da saúde, Catarina Guerra.

Segundo a associação promotora da sessão, foram dados a conhecer aos jovens “as várias respostas no âmbito do programa, em especial os “Gabinetes de Saúde Juvenil” “, espaços existentes em cada um dos distritos de Portugal continental, onde os jovens se podem dirigir e marcar atendimento clínico “de forma simples e por iniciativa própria”.

De recordar que o IPDJ dispõe, ainda, de um serviço telefónico de resposta a dúvidas e aconselhamento na área da saúde sexual e reprodutiva, “Sexualidade em Linha”. No portal do IPDJ é possível, também, “colocar questões de forma anónima, gratuita e confidencial, através do “Canal interativo”. Através destes, os jovens recebem respostas dadas por psicólogos/as disponíveis para aconselhar, informar, ajudar a encontrar estratégias ou indicar outros serviços complementares”.

O “Programa Cuida-te+”, visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável, tendo como público-alvo “final” jovens entre os 12 e os 25 anos, a par da “população-alvo estratégica”, “atores intermediários que tenham um papel potencialmente influenciador na promoção de comportamentos benéficos para a saúde dos jovens, designadamente profissionais de saúde, profissionais de educação física e desporto, técnicos de juventude, profissionais de intervenção comunitária, dirigentes de associações de jovens e respetivas federações e famílias, e outros jovens como interventores”, lê-se em nota de imprensa enviada pela Associação Wildfun – Desporto, Aventura & Turismo, parceira do IPDJ.

A atividade foi organizada pela Associação Wildfun com a colaboração da autarquia flaviense. Foram convidados a participar todos os Agrupamentos de Escolas do concelho.


27/11/2023 Fotos: DR

Sociedade


. Partilha Facebook