Valpaços vai ser palco do primeiro concerto “Nove aldeias, um povo”


Projeto cultural e social vai colocar a cantar um coro de 100 oriundas de nove aldeias dos concelhos de Chaves e Vila Pouca de Aguiar.

No âmbito da 1ª edição do Aqua Wine Fest, evento dedicado à promoção dos produtos da região do Alto Tâmega e Barroso, Valpaços vai receber, no próximo sábado, 7 de outubro, o concerto “Nove aldeias, um povo”, que dá voz às tradições transmontanas.

Um coro composto por 100 pessoas, oriundas de nove aldeias do Alto Tâmega, que se juntam a 50 músicos da Banda Musical de Loivos.

O concerto está agendado para as 21h30 no Largo da Feira em Valpaços. No sábado, o projeto chega a Chaves, ao pavilhão gimnodesportivo pelas 16 horas. Serão 150 pessoas em palco e nove freguesias.

O projeto está a ser dinamizado pela Banda Musical de Loivos e além de divulgar a cultura de Trás-os- Montes quer unir o povo de nove aldeias, num coro comunitário onde 100 pessoas sem experiência aprendem a cantar e têm a oportunidade de subir a palco rodeado de jovens artistas da banda musical.

"Nove Aldeias Um Povo" é um projeto bienal criado ao abrigo do programa de financiamento da Direção-Geral das Artes (DGARTES) e o Ministério da Cultura que visa promover a diversidade da oferta artística numa região marcada pela baixa densidade populacional. De várias candidaturas apresentadas à DGARTES, esta foi considerada a quarta melhor a nível nacional e a primeira do Norte. A inicia conta com a colaboração de patrocinadores, os municípios da região e as Uniões de Freguesias de Loivos e Póvoa de Agrações, Vidago, Arcossó, Selhariz, Vilarinho das Paranheiras, Oura, Vilar de Nantes, Bornes de Aguiar e Sabroso de Aguiar.


04/10/2023 Foto: DR

Cultura


. Partilha Facebook