GD Chaves passivo e inseguro somou quarta derrota consecutiva frente ao Moreirense


O Desportivo de Chaves foi derrotado pelo Moreirense, no domingo, por 1-2, naquele que foi o primeiro triunfo dos minhotos na nova temporada e a quarta derrota seguida dos transmontanos.

A equipa visitante entrou melhor na partida e soube tirar partido da passividade e insegurança da turma flaviense, que desvantagem no marcador logo aos três minutos de jogo, com um golo de Alanzinho, assistido por João Camacho.

Pressionado pelas investidas dos visitantes, o GD Chaves foi procurando crescer em campo, mas sem grande profundidade, registando a primeira grande oportunidade aos 16’, com um pontapé digno de registo de Héctor Hernández, de fora da área, mas a bola saiu rente ao poste esquerdo do Moreirense.

João Correia esteve perto de empatar aos 28’, depois de um rápido contra-ataque de Rúben Lameiras, que se estreou como titular, pelo corredor direito até ao capitão dos transmontanos, que obrigou Kewin Silva a uma defesa apertada.

O extremo voltou a estar em destaque aos 40’, ao aparecer na área entre os defesas do Moreirense, mas o remate de pé esquerdo foi travado pelo guardião dos visitantes. Pouco depois, Fabiano travou uma investida de Abass, que tentou desequilibrar pela esquerda, sem sucesso.

Já na segunda parte, o Moreirense foi procurando segurar a vantagem no marcador à espreita do erro do adversário. Por sua vez, o GD Chaves passou a contar com Paulo Victor, que substituiu Benny, mas continuou a demonstrar insegurança e dificuldade em sair em contra-ataque.

Aos 55 minutos, Issah teve tudo para empatar a partida, na área adversária, mas rematou à figura do guardião minhoto. Os visitantes responderam à letra, por intermédio de Kodisang, que chegou mesmo a aumentar a vantagem no marcador, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo do extremo sul-africano.

Posto isto, o GD Chaves foi tentando crescer pelas alas e chegou mesmo a ameaçar a baliza de Kewin Silva, embora sem grande eficácia. O golo do empate surgiu aos 72 minutos, com Bruno Langa a trair o guarda-redes minhoto com um remate digno de registo já em cima da linha de fundo.

A igualdade no marcador motivou os visitados, que conseguiram chegar mais vezes ao último terço do relvado. Porém, Alanzinho voltou a desestabilizar aos 81’, com um remate em arco que passou perto do poste esquerdo, para, logo depois, Camacho enviar a bola para o fundo das redes transmontanas, fazendo o 1-2 com um remate de fora da área, que encerrou as contas da partida.

Com esta derrota, o GD Chaves é a única equipa da I Liga ainda sem pontos somados, permanecendo em 18.º e último lugar da tabela classificativa.

 

DECLARAÇÕES TREINADOR:

José Gomes

“Seria um cobarde, com letras maiúsculas, se eu dissesse “tenho de ir embora, tenho de abandonar isto”, porque poderia ser um problema ainda maior para o clube. (…) Fazendo um paralelismo com aquilo que é a valia transmontana, tenho de ficar aqui para lutar, até as pessoas me quererem. A insatisfação dos adeptos é legítima, outra coisa é o trabalho que está a ser feito. Os profissionais e as pessoas com responsabilidade sentem e sabem aquilo que está a ser feito”.

 

MARIANA RIBEIRO


04/09/2023 Fotografias: Luís Martins

Desporto


. Partilha Facebook