Até ao momento, e desde 2017, o Município de Chaves já promoveu 148 largadas do parasitoide, torymus sinienses, para combater biologicamente a praga que afeta vários souto do concelho.
Só no mês de maio a autarquia diz ter procedido a 30 largadas do parasitoide pelas várias freguesias do concelho, “com vista a reduzir ao mínimo as consequências negativas da presença dos insetos nocivos no concelho e, desta forma, potenciar o aumento da produção de castanha no concelho”, referiu a Câmara Municipal.
Há cinco anos que entre o município, privados, entidades locais e Juntas de Freguesia foram realizadas no concelho de Chaves 255 largadas de combate à ''Vespa das Galhas do Castanheiro'', praga que muito tem afetado a produção de castanha.
“De acordo com o relatório técnico de acompanhamento de 2021 e da monitorização realizada, no concelho de Chaves já se encontra instalado o inseto parasitoide, torymus sinienses, sendo motivo de alento, incentivo e esperança de melhorias a curto e médio prazo”.
A vespa das galhas do castanheiro ataca as árvores e induz a formação de galhas nos gomos e folhas do castanheiro, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, além de levar ao declínio e morte dos castanheiros.
Sociedade