Depois de terem sido apresentados em fevereiro de 2023 em Montalegre, os Diários I (1958-1961) e II (1962-1966) do Padre Fontes serão apresentados no dia 9 de setembro, pelas 15 horas, na Casa Regional dos Transmontanos e Alto-Durienses do Porto.
As obras serão apresentadas na cidade invicta por Pedro Araújo, do Ecomuseu do Barroso e retratam a importância cultural que a figura deste pároco barrosão, embaixador do Alto Tâmega e Barroso, representa para a sociedade.
Este projeto literário, dividido em dois volumes, recompila diversos diários pessoais e inéditos e cobre os períodos correspondentes aos anos de 1958 a 1966, em que António Lourenço Fontes se encontrava a frequentar o Seminário de Vila Real e, posterior a essa data até 1966, já como sacerdote ordenado e pároco de Tourém e Pitões.
No fundo, a obra traça o trajeto pessoal de António Lourenço Fontes e das suas vivências como seminarista e do percurso profissional do Padre Fontes, antes de ser associado ao sobrenatural, ao oculto e à mística dos Congressos de Medicina Popular e das Sextas 13.
Cultura