Um simulacro do plano de evacuação da aldeia de Seirós, em Ribeira de Pena, testará na próxima quinta feira, 26 de maio, o Programa “Aldeia Segura”, uma das apostas da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para minorar as consequências dos incêndios rurais.
A iniciativa será organizada em articulação com a Junta de Freguesia de Canedo, o Conselho Diretivo dos Baldios de Seirós, os Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, o Comando Distrital das Operações de Socorro de Vila Real (ANEPC) e da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.
O programa “Aldeia Segura” destina-se a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio, em caso de incêndio rural.
Por sua vez, o programa “Pessoas Seguras” visa promover ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.
Sociedade