Câmara classifica como imóvel de Interesse Municipal antiga Escola de Faiões


A Câmara de Chaves iniciou o processo de classificação da antiga Escola de Faiões para a categoria de Imóvel de Interesse Municipal.

Com esta proposta, aprovada por unanimidade na reunião do Executivo Municipal de 20 de julho, a autarquia pretende preservar “o caráter imponente da edificação, considerando a escala do lugar e a dimensão do equipamento, que resulta numa presença marcante junto ao núcleo central da aldeia de Faiões”. O processo de classificação segue agora para a entidade tutelar do património Arquitetónico, a Direção Geral do Património Cultural para apreciação da proposta.

Recorde-se que a construção desta Escola foi financiada em cerca de metade do seu custo por António Luís de Moraes Sarmento, filho de um natural de Faiões, que chegou a assumir o cargo de reitor da Universidade de Coimbra. A relação do benemérito com esta Universidade terá estado na origem da alegada inspiração do desenho da escola em edifícios dessa instituição.

A classificação deste imóvel como Interesse Municipal prende-se com “a originalidade da arquitetura, que não provém de nenhum projeto tipo, resultante da experiência do seu autor, o arquiteto Baltazar de Castro, e do seu percurso profissional”, bem como “o testemunho da vontade do povo de Faiões para, mesmo em circunstâncias menos favoráveis, lutar pela valorização da sua terra e dos seus filhos”. Recorde-se que a população da aldeia contribuiu com o seu trabalho, nomeadamente com a recolha e transporte do granito utilizado na construção do equipamento.

Para a autarquia flaviense, esta escola é, também, testemunho de uma estética com algum cunho tradicionalista, mas com um enquadramento e composição modernos, que antecedeu a sua institucionalização e massificação pelo Estado Novo, nas construções escolares, através do Plano dos Centenários.

A sua classificação permitirá, assim, evitar a repetição de intervenções que diminuíram a autenticidade do edifício, facilitando também a mobilização de meios para reverter ou mitigar essas intervenções na valorização do imóvel.

O edifício foi recentemente objeto de obras de conservação, tendo o telhado sido integralmente renovado, apresentando-se, assim, em bom estado de conservação, sem muitas alterações à versão original, para além da construção de uma plataforma para recinto desportivo.

 


04/08/2023

Sociedade


. Partilha Facebook