Dois dias de puro contacto com a mãe natureza onde os participantes podem desfrutar de percursos pedestres já implementados, contactar com a rica biodiversidade local e conhecer os usos e costumes das aldeias do território barrosão. O evento acontece este fim de semana. As inscrições decorrem até quarta-feira.
No sábado, dia 21 de mail realiza-se o Trilho Pastoreio, Pitões das Júnias. O encontro está agendado para as 09h00 no Largo do Eiró, Pitões das Júnias.
Este trilho pode ser realizado com três distâncias diferentes: 15,5km, 9km e 8 Km, todos eles com início e término no largo da aldeia.
Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), é possível desfrutar de uma paisagem magnífica, originada pelos magistrais picos da serra e os carvalhais seculares engalanados pelos seus líquenes e musgos verdejantes. O caminhante pode ainda visitar monumentos e construções comunitárias que em tempos serviram de apoio à atividade agrícola e pastoreio. Opte pelo percurso adequado à sua condição física. Sendo um percurso de montanha, em que o relevo acidentado e o tipo de piso irregular aumentam a dificuldade, é muito importante estar preparado fisicamente.
Domingo, dia 22 maio realiza-se a Rota dos Lagares Rupestres, Vilar de Perdizes, com a saída a dar-se na Capela de Santa Marinha, em Vilar de Perdizes, às 9h30.
Rota de circular com 5,5Km de extensão e alguns desvios que permitem a visita a lagares escavados na rocha entre outros pontos de interesse. Desenvolve-se por caminhos agrícolas, por vezes ladeados por muros de ''pedra seca'', com a montanha como paisagem de fundo. Este é um percurso solidário, cujo valor da inscrição reverterá na íntegra para a CERCIMONT.
Os percursos estão devidamente sinalizados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Este evento não tem caráter competitivo.
Desporto