Promovida desde 2019, pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), a iniciativa “ANAM em Diálogo” reúne em cada edição os Presidentes de Assembleias Municipais (PAM) de um distrito, o que tem permitido promover uma rede de contactos de eleitos locais que se confrontam com temas similares, como seja a questão dos regimentos, os recursos humanos e a falta de orçamento próprio, a transferência de competências ou a necessidade da capacitação dos eleitos locais. No próximo dia 7 de julho, realiza-se em Vila Real.
Para o Presidente da ANAM, Albino Almeida, “estes encontros têm sido fundamentais para reforçar politicamente o que se pretende para cada território e, que em muitos aspectos, é comum aos vários municípios. Em Vila Real, pretendemos escutar os PAM locais, conhecer as suas dificuldades e as suas conquistas, esclarecer dúvidas e trocar experiências que possam ajudar a resolver alguns dos problemas que afetam o poder local.”
A ANAM, que reúne já mais de 200 associados, realizou até ao momento 26 sessões “ANAM em Diálogo”, cobrindo a totalidade dos distritos e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como as cinco CCDR´s. Em janeiro de 2023, iniciou uma nova ronda e já esteve em Aveiro, Viseu e Coimbra. No passado mês de maio, realizou o primeiro “ANAM em Diálogo” fora do território nacional, na Cidade da Praia, em Cabo Verde, onde reuniu com diversos Presidentes de Assembleias Municipais, e também, o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros e outras Entidades daquele país.
“Esta nova etapa da ANAM em Diálogo, que se espera tão ou mais profícua que a primeira, pretende fortificar e aproximar ainda mais a associação de todos os eleitos locais e estabelecer novas parcerias de cooperação com as mais variadas organizações ligadas à valorização do poder local.”, conclui o presidente da ANAM.
Sociedade